Aedes aegypti, ele vive dentro de casa

Elimine possíveis focos dentro de casa.

O  mosquito Aedes aegypti é um inseto doméstico transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

Por isso, sociedade e órgãos de saúde pública devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta é para que toda família determine um dia da semana para o combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada– ambiente propício para procriação do inseto.

DENUNCIE FOCOS DO AEDES AEGYPTI

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

Informações: (28) 3536-3572.

Siga algumas instruções para eliminar focos do mosquito:

·         Tampe os tonéis e caixa d’água;

·          Mantenha as calhas sempre limpas;

·          Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

·          Mantenha lixeiras bem tampadas;

·          Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

·          Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

·          Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

·          Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Mais informações: https://goo.gl/hjD4BH

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação