Taxa zero para microempreendedores de Anchieta

Projeto vai beneficiar empreendedores e negócios instalados no município.

Microempreendedores individuais, empresas e negócios classificados como baixo grau de risco terão mais facilidade e taxas zero em alguns serviços.

Em novembro do ano passado o município implantou o Anchieta Criativa e Empreendedora. A novidade, criada pelo prefeito Fabrício Petri, contempla 10 projetos com o objetivo principal de gerar emprego e renda no município. E desde a sua implantação as comissões criadas trabalham elaborando ideias e algumas já estão dando frutos.

É o caso do projeto ‘Anchieta mais Fácil”, que tem como propósito ampliar a transparência dos atos da gestão e promover a desburocratização dos processos administrativos. E com esse projeto, uma ação concreta já está em prática. A Prefeitura passou a expedir o Alvará Provisório para as empresas e negócios classificados como de baixo grau de risco, em especial para os microempreendedores individuais (MEI), dando agilidade na abertura de pequenas empresas no município.

Outra mediada adotada graças ao projeto é a redução a zero das taxas de vistoria, fiscalização, alvará, taxas e emolumentos relativos ao microempreendedor individual (MEI), promovendo e estimulando ainda mais, o desenvolvimento das atividades empresariais em Anchieta.

Segundo o Secretário de Integração e Desenvolvimento, Marcos Kneip, a nova medida é apenas o começo de várias ideias que serão implantadas no município para gerar emprego e renda. “As ações começaram a ser efetivadas para gerar, cada vez mais, um ambiente favorável e atrativo para o desenvolvimento empresarial em nosso município, valorizando o empreendedorismo, diversificando a economia e, consequentemente, gerando emprego e renda para os anchietenses”.

Kneip disse ainda que outras medidas para fomentar, gerar emprego, renda e incrementar a atividade econômica em Anchieta estão sendo estudadas e debatidas pelos grupos de trabalhos do Programa Anchieta Criativa e Empreendedora e em breve serão anunciadas.

Anchieta Criativa e Empreendedora

O Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, criado pelo Decreto Municipal 5740 de 24/11/2017, é composto por 10 projetos voltados especificamente para a promoção do desenvolvimento do município. Entre os projetos integrantes estão aqueles que visam à atração de novas empresas, a promoção da inclusão social, o aumento da arrecadação, a desburocratização dos processos administrativos, a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas, o voluntariado, entre outros.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação

Data de Publicação: quinta-feira, 11 de janeiro de 2018