Anchieta comemora carnaval família com recorde de público - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA - ES

Anchieta comemora carnaval família com recorde de público

As praias de Iriri ficaram lotadas durante o dia e a noite, as ruas tomadas de foliões.

Cerca de 300 mil pessoas passaram pelas praias e pontos turísticos de Anchieta durante os dias da maior festa popular do Brasil, segundo estimativa da secretaria Municipal de Turismo. Tranquilidade e animação marcaram o carnaval no município.

 

O carnaval de Anchieta encerrou ontem (13) após cinco dias de muita animação nos principais balneários e ruas da sede municipal. 15 blocos, 27 bandas, matinês e marchinhas animaram os foliões na sede e nas praias de Iriri, Castelhanos, Ubu e Coqueiros. Turistas e comerciantes elogiaram a tranquilidade com praias lotadas durante os principais dias de folia.

 

Conforme informações da Secretaria Municipal de Turismo, a programação foi preparada para promover um carnaval família, resgatando as tradições dos blocos de rua e as marchinhas, de acordo com a atual situação financeira do município. 

 

O balneário de Iriri como sempre foi o que mais lotou. As praias Costa Azul, Areia Preta e Namorados era disputado o espaço nas areias. A nutricionista carioca Amanda Ferreira de Sousa, 35 anos, adorou passar o feriado em Iriri e elogiou o clima familiar da vila. “É a primeira vez que eu e minha família passamos o carnaval em Iriri. Aqui tem muita gente bonita e um clima familiar. Tem programação para todas as idades”, disse.

 

Quem também aprovou a folia em Anchieta foi o publicitário mineiro Matheus Aguiar Lima, 42. Segundo ele, que passou os dias em Castelhanos, foi uma festa divertida e muito tranquila. “É a segunda vez que venho para Castelhanos. Este ano está ainda mais animado. Gosto da tranquilidade e dos serviços daqui”, contou, já se programando para vir nos próximos feriados.

 

Em Castelhanos e Ubu também houve recorde de público. De acordo com José Olympio Alochio, proprietário do Hotel Thanharu, em Castelhanos, o carnaval 2018 surpreendeu com um número maior de turistas. “O carnaval nos surpreendeu. Foi um público família e quantitativamente superior aos anos anteriores”, disse.

 

O proprietário do quiosque do Pitanga, em Castelhanos, Claudio Felipe Pitanga, é só elogios para a programação e para as ações de segurança adotadas no município.

“Estamos felizes com o carnaval. Vimos um público família consumindo em nossas praias. As bandinhas animaram e atraíram mais pessoas ao balneário. Estou entusiasmado, vemos que não precisa gastar muito para fazer carnaval. A gestão pública e o conselho de segurança estão de parabéns com as ações realizadas em todo município”, disse.

 

Segundo o gerente municipal de Segurança Pública e Social, Leonardo Abrantes, houve um empenho muito grande entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para manter a ordem nas praias e ruas de Anchieta. “Um esforço conjunto que deu resultados. Tivemos número de ocorrências inferior aos anos anteriores. As abordagens de veículos e pessoas para coibir som alto e uso de drogas foi imprescindível para promover um carnaval família como foi”, disse Abrantes, satisfeito com o resultado.

 

Para o presidente da Associação Iriri Vivo, Caio Mozer, o modelo de carnaval adotado em Iriri está servindo de exemplo para outros balneários. “O modelo que construímos aqui foi em acordo com a sociedade civil organizada, Ministério Público, Polícia Militar e Prefeitura de Anchieta, a fim de atender o trade turístico e tornar os eventos mais familiares e com mais segurança”, disse.

 

Conforme o prefeito Fabrício Petri, os gastos com a programação do carnaval foram bem menores em relação aos anos anteriores, em virtude à crise financeira que a cidade atravessa desde a paralisação das operações da Samarco Mineradora. 

“Seria andar na contramão se a programação fosse como ocorria anteriormente. Estamos vivendo outro momento em nossa economia e temos que nos adequar a isso. Mas, além das bandas e marchinhas da programação, tivemos gastos também com investimos em segurança e saúde, para garantir a tranquilidade de quem optou passar o carnaval em Anchieta. Aproveito para parabenizar a nossa guarda municipal, os guarda vidas, a polícia militar e as equipes de saúde que se empenharam durante todos os dias”, disse.

 

De sábado a terça, em regime de 12 horas, das 19h às 07h, foi montado um Pronto Atendimento Itinerante em Iriri com equipe de resgate, médico e enfermeiros. Foram contratados guarda vidas para as praias e a Guarda Municipal atuou em parceria com a Polícia Militar, montando barreiras nas principais entradas da cidade e nos balneários.

 

Muitos blocos animaram as ruas da cidade e as principais praias. O tradicional e histórico bloco Jaraguá percorreu as ruas do centro algumas noites, levando diversão e cultura. O famoso bloco das Bichas atraiu um multidão de pessoas na sede. Cerca de quatro mil pessoas aderiram ao grupo, segundo os organizadores. A bateria do Acadêmicos de Iriri acalorou os foliões todos dos dias. 

 

Bloco das Bichas arrastou uma multidão no centro da cidade.Bloco Jaraguá é tradicional em Anchieta.

 

 

Texto: Dirceu Cetto | Fotos: Divulgação

Data de Publicação: quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

LEIA MAIS...

Prefeitura volta a funcionar em horário normal
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. do Sol KM 21,5, n° 1620 - Vila Residencial Samarco
Anchieta/ES - CEP: 29230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00

Localização