Anchieta terá incubadora de empresas

Reunião com servidores da comissão que desenvolveu a iniciativa e possíveis parceiros do projeto.

Proposta já foi encaminhada ao legislativo e se aprovada irá beneficiar empreendedores do município com suporte intelectual e material para surgimentos de novos negócios na cidade.

O Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, instituído pelo Decreto Municipal nº 5740, em novembro de 2017, vem dando resultados a cada mês com a implantação de novos projetos. Todas as iniciativas têm intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município.

Recentemente foi enviado à Câmara Municipal um projeto de lei do executivo que objetiva a criação de uma incubadora de empresas na cidade. A incubadora, segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração, é uma instituição que oferece suporte material e intelectual aos empreendedores para que eles possam aprimorar suas ideias de negócio e conseguir transformá-las em uma empresa de sucesso, por meio da comercialização de produtos e serviços no mercado.

“Estamos buscando o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Esse projeto visa auxiliar os empreendedores anchietenses a se desenvolverem intelectualmente e materialmente, diminuindo a mortalidade das empresas e diversificando, cada vez mais, a economia de Anchieta. Esperamos despertar ainda mais os empreendedores e estimular a inovação”, defende a iniciativa o titular da pasta, Marcos Kneip.

De acordo com a proposta, a incubadora não possuem fins lucrativos e pode ser mantida por instituições públicas. E para estabelecer parcerias, o secretário e os servidores que fazem parte da comissão já realizaram reuniões com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).

O Projeto de Lei, que recebeu o nº 05/2018, já está sendo apreciado pelos vereadores e, se aprovado, se tornará uma lei municipal e a proposta de incubadora poderá ser concretizada, estimulando o empreendedorismo.

O Programa Anchieta Criativa e Empreendedora envolve aproximadamente 80 servidores de todas as secretarias municipais, discutindo e apresentando propostas para 10 projetos, que visam à atração de novas empresas, a promoção da inclusão social, o aumento da arrecadação, a desburocratização dos processos administrativos, a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas, o voluntariado, entre outros.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785

Data de Publicação: quinta-feira, 08 de março de 2018