Petri participa de evento para solicitar inclusão de Anchieta na Fundação Renova

A Fundação Renova é entidade que administra um fundo bilionário para reparação e indenizações dos danos acusados pelo rompimento da barragem da Samarco Mineração, em Fundão (MG).

 

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, e o secretário municipal de Desenvolvimento e Integração, Marcos Kneip, estiveram na última quinta-feira (05) no Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce. Eles foram defender a entrada de Anchieta na área de abrangência socioeconômica da Fundação.

 

Na ocasião Petri e Kneip levaram documentos para provar os impactos sociais e econômicos gerados com a paralisação da Samarco Mineração e solicitar a participação do município no projeto. Durante o evento foram debatidos diversos temas a respeito das indenizações aos municípios afetados e promoveu a assinatura de um termo entre Renova, BDMG e os municípios mineiros.

 

“Cometeram um erro ao deixarem Anchieta de fora quando ocorreu a assinatura do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) em 2016. Estamos lutando para corrigir esse erro e incluir nosso município na área de abrangência socioeconômica da Renova. Agradecemos a solidariedade dos municípios mineiros que assinaram um manifesto em favor de Anchieta,” disse Petri.

 

Na ocasião do evento, estiveram reunidos prefeitos e lideranças de cidades mineiras e capixabas atingidas pelo desastre ambiental ocorrido no final de 2015, ocasionado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana.

 

Petri e Kneip com presidente do Comitê Interfederativo, Marcelo Belisário.

 

Para o Kneip, a inclusão de Anchieta no Renova será de grande importância para a concretização de importantes projetos ambientais e sociais no município. “Da mesma forma que é importante para os mineiros por conta dos danos ambientais, também é importante para Anchieta para minimizar os danos socioeconômicos e ainda ajudar no custeio de cursos, capacitações, linhas de financiamento com juros subsidiados para os nossos empreendedores, dentre outras ações importantes para resgatar e fomentar os empresários anchietenses atingidos com a paralisação da Samarco”, defende.

 

A Fundação Renova tem a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais. Os programas, previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), estão reunidos em duas principais frentes: socioambiental e socioeconômica. Se Anchieta for inserida, diversos projetos do município poderão ser custeados pela fundação.

 

Presidente do Comitê Interfederativo, Marcelo Belisário.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de abril de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. do Sol KM 21,5, n° 1620 - Vila Residencial Samarco
Anchieta/ES - CEP: 29230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00

Localização