Dengue em Anchieta: dois casos foram confirmados em 2018

Dos casos notificados desde janeiro, 11 foram descartados e outros 44 aguardam resultado. População deve fazer o dever de casa, ajudando eliminar focos do mosquito.

 

Como sabemos, calor e chuva é a combinação perfeita para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Mas também sabemos que é responsabilidade de cada um fazer a sua parte para o mosquito são achar lugares para procriar.

 

Cuidados devem ser redobrados em períodos de chuva, a fim de evitar possíveis focos do mosquito.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta (Semus) alerta a população para não descuidar e ficar atenta a possíveis focos de mosquitos. Qualquer recipiente, por menor que seja, pode acumular água e ser um berçário para o inseto.

 

De acordo com a gerente operacional de Vigilância em Saúde, Josiane dos Santos Soneghet, a Semus espera um aumento nos casos notificados de dengue neste período do ano, uma vez que ocorrem fortes chuvas com momentos prolongados de estiagem e calor.

 

Segundo informações do Sistema de Notificações de Agravos e Notificações do município (Sinan) de janeiro a março de 2018, apenas 2 casos foram confirmados para dengue, 11 descartados e os outros 44 casos notificados estão aguardando o resultado. Todos os casos são examinados pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen)

 

Conforme a gerente, para cada caso suspeito notificado a equipe da Vigilância Ambiental realiza o bloqueio de caso, que é a borrifação espacial do veneno (aplicação aérea), a fim de eliminar o mosquito adulto.

 

Nos dias 16, 19, 27 e 28 de março, de acordo com informações da Vigilância Ambiental, foram realizados bloqueios nas localidades de Nova Anchieta, Planalto, Nova Esperança, Inhaúma e João XXIII, onde ocorreram os maiores números de casos notificados.

 

Dicas de prevenção:

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Retirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785

Data de Publicação: terça-feira, 10 de abril de 2018

LEIA MAIS...

Usuários do Caps terão dois locais para retirar medicamentos
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. do Sol KM 21,5, n° 1620 - Vila Residencial Samarco
Anchieta/ES - CEP: 29230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 11h00 às 17h00

Localização