Economia de R$ 2 milhões com programa de incentivo à aposentadoria voluntária

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que incentiva a aposentadoria. O Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), nome como foi designado, prevê incentivo de R$ 800 por ano de trabalho efetivado aos servidores que já têm tempo para pedir aposentadoria, mais ainda estão na ativa.

De acordo com o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Sandro Alpohim, hoje a prefeitura conta com 31 servidores nessa situação, que já podem se enquadrar nesse incentivo. “Se o projeto for aprovado e os funcionários aderirem, a prefeitura irá economizar cerca de R$ 2 milhões por ano”, conta Sandro.

Projeto do Executivo incentiva aposentadoria voluntária e vai gerar economia para a municipalidade.

A lei limita para 35 anos o teto máximo de anos trabalhados. Na prática, se o servidor efetivo com 35 anos de trabalho aderir ao programa irá receber R$ 28 mil de incentivo. “Já fizemos todos os cálculos, se os 31 funcionários participarem do programa iremos ter um gasto de R$ 762 mil. Mas depois iremos economizar anualmente R$ 2 milhões com salários e tíquete alimentação. Estamos criando mecanismos para minimizarmos os impactos em nosso orçamento com a crise financeira que estamos enfrentando após a paralisação da Samarco”, explica o secretário.

O projeto foi enviado à Câmara e ainda passará pelos trâmites normais até a sua apreciação em plenário.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785

Data de Publicação: segunda-feira, 14 de maio de 2018