Caminhada e exibição de filme para celebrar Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18/05), o Centro de Atenção Psicossocial de Anchieta (Caps) irá promover caminhada e exibição de filme nesta quinta e sexta, 17 e 18 de maio.

Nesta quinta (17), às 8h, no auditório do Caps, em Guanabara, será exibido o filme “Nise - O coração da Loucura”. O longa-metragem conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que inovou o tratamento oferecido para as pessoas com problemas mentais e, em especial, para aquelas com esquizofrenia. Ela propôs e aplicou formas alternativas de cuidados, com base na arte, no afeto e no convívio com animais em substituição a métodos agressivos e comparáveis à tortura.

Já na sexta, às 7h, o Caps promove uma caminhada até o monte Aghá, em Piúma. Será oferecido transporte para os participantes. As inscrições podem ser feitas no próprio Caps. O retono para Anchieta está previsto para às 10h. A caminhada é indicada somente para maiores de 18 anos.

Eventos serão promovidos pelo Caps.

Para a coordenadora, Ana Paula Paixão, o evento busca mostrar a nossa cidade que as pessoas que frequentam o CAPS, mesmo pertencentes a um grupo vulnerável , têm condições de interagir e ingressar no seio da sociedade. “Aqui eles participam de diversas oficinas e mostram que tem talento e querem mostrar o seus trabalhos. E nós estamos aqui para incentivar”, afirmou Ana, acrescentando que são pessoas que precisam ter contato social, não só apenas no contexto familiar, mas, também na sociedade em que vive.

Movimento

O Movimento da Luta Antimanicomial teve início em 1987, com a Lei 10.126/87, sancionada em 2001 e que foi chamada de  Lei da Reforma Psiquiátrica, com o Lema “ Por uma Sociedade sem Manicômio” . Com isso, o dia 18 de Maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então, em todo o país. A data marca a revolução nos serviços psiquiátricos, com a reformulação do modelo de atenção à saúde mental, passando a enfatizar o convívio social e familiar entre os usuários com transtornos mentais.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785

Data de Publicação: quarta-feira, 16 de maio de 2018