Projeto Pintando o Sete com as Cores da Terra promove oficina

Oficina ensinou técnicas para elaboração de tintas para pinturas de casas a partir da utilização da terra.

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Educação (Seme), lançou na semana passada o projeto ‘Pintando o Sete com as Cores da Terra. E ontem (15) foi finalizada a primeira oficina, com cerca de 30 professores e lideranças comunitárias, que irão funcionar como multiplicadores do projeto.

A oficina aconteceu durante dois dias, no Centro de Convivência da Vila Samarco, próximo à sede da prefeitura. De acordo com a secretária municipal de Educação, Márcia Gonçalves, o intuito da iniciativa é proporcionar aos professores e alunos, principalmente das escolas do campo, o conhecimento sobre a técnica de uso da terra na elaboração de tintas.

Participantes da oficina agora irão levar a ideia para suas escolas e comunidades.

Os participantes aprenderam às técnicas e agora irão levar a ideia para suas escolas e comunidades. Ao final da oficina foram apresentados os trabalhos realizados nos dias de capacitação.

O projeto tem parceria com outras secretarias municipais e com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Conforme a Seme, a técnica de elaboração de tintas a partir do uso das terras constitui como excelente alternativa para pintura de moradias e construções no meio rural, contribuindo para o embelezamento das propriedades inseridas nos circuitos do turismo rural, harmonizando as cores da tinta com o ambiente natural das paisagens rurais.

Participantes aprenderam a usar a terra para o preparo de tintas.

“Esta proposta possibilitará ampliar os conhecimentos sobre as características dos solos, a aprendizagem sobre a técnica de elaboração de tintas e de como aproveitar os pigmentos da terra na obtenção de uma tinta de qualidade”, garante a coordenadora do projeto, Ana Mara Rodrigues.

Escolas participantes:

1. EMEIEF “GOEMBE”
  2. EMEIEF “ALTO JOEBA”
  3. EMEIEF “ROSALINO SIMÕES”
  4. EMEIEF “ SÃO MATEUS”
  5. EMEIEF “ITAJOBAIA”
  6. EMEIEF “MARIANA DA PURIFICAÇÃO SIMÕES”
  7. EMEIF “CÓRREGO DA PRATA”
  8. EMEIEF “EMBOACICA”
  9. EMEIEF “ITAPEROROMA BAIXA”
  10. EMEIEF “ITAPEUNA”
  11. EMEIEF “MATEUS ERNESTO”
  12. EMEIEF PROFª ADY LYRIO MARCHEZI”
  13. EMEIEF “ OLIVÂNIA”
  14. EMEIEF “TIA MARLENE PETRI”
  15. EMEIEF “EDMA MARIA MEZADRE”
  16. EMEB “LIMEIRA”
  17. EMEIEFM “Prof.ª  ZULEIKA DA PURIFICAÇÃO”
  18. EMEIEF “SIMPATIA”
  19. EMEB “DUAS BARRAS”
  20. EFA “OLIVÂNIA”
  21. EF TUR “PIETRO GRANDE”
  22. CRECHE FRANCISCO GIUSTI
  23. EQUIPE DE MANUTENÇÃO DA SEME

INICIATIVA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

APOIO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA

SECRETARIA DE INTEGRAÇÃO

ESCOLA DE GOVERNO

SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA

PARCEIROS:

INCAPER/ ELDR DE ANCHIETA

PORTO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Clique aqui e confira mais fotos da oficina.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785

Data de Publicação: quarta-feira, 16 de maio de 2018