Empreendimentos turísticos devem se cadastrar no Cadastur

A Secretaria Municipal de Turismo de Anchieta está convidando todos os empreendimentos turísticos do município a realizarem o cadastramento no Cadastur, cadastro nacional dos prestadores de serviços turísticos. O cadastro é gratuito e pode ser feito diretamente no site do Ministério do Turismo (MTur). No Estado há uma equipe regional para tirar dúvidas.

 

Todos empreendimentos turístico do município, conforme a Lei do Turismo, devem realizar o cadastro, que é gratuito. Foto: Photo Life

 

O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Os empreendimentos cadastrados têm uma série de vantagens, tais como: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

 

Pela Lei do Turismo, sete atividades turísticas são de cadastro obrigatório: guias de turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, empresas organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos. Para os demais empreendimentos é opcional.

 

Para o secretário municipal de Turismo, Edson Vando de Souza, os estabelecimentos cadastrados além de estarem legais perante à lei e ganham vantagens junto ao MTur. “Além de estarem legais, os empreendimentos serão certificados pelo MTur e serão promovidos em sites oficiais de turismo”, disse.

 

No final de junho, segundo informações no site do MTur uma portaria publicada no Diário Oficial da União trouxe a regulamentação do Cadastur 3.0. A ferramenta é mais um passo dado pelo Ministério do Turismo em busca da formalização total dos prestadores de serviço turísticos.  O novo Cadastur também modernizou o certificado que agora contará com a tecnologia de QR Code com todas as informações dos cadastrados. Além disso, os veículos que realizam transporte turístico receberão também novos selos com a mesma tecnologia.

 

Conforme informações, um amplo trabalho de fiscalização é realizado para acompanhar a nova versão da ferramenta lançada em março deste ano. Totalmente modernizado, o Cadastur 3.0 possibilita que a inscrição seja inteiramente eletrônica, feita em uma interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal, trazendo menos burocracia e mais rapidez para quem deseja estar formalizado.

 

Equipe Regional | ES – (27) 3636-8015 cadastro@turismo.es.gov.br

 

Com informações do Ministério do Turismo.

 

 

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação - Gerência de Comunicação Social Tel.: (28) 3536-1785 - E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de julho de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. do Sol KM 21,5, n° 1620 - Vila Residencial Samarco
Anchieta/ES - CEP: 29230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00

Localização