Prefeitura oferece curso de segurança no trabalho

[foto1]Foi ministrado na última quarta-feira (13); um treinamento para os encarregados e  coordenadores da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Anchieta. Foram abordados os temas Análise Preliminar de Risco (APR);  e Diálogos de Saúde e Segurança ( DSS); ,ambos fazem parte da saúde ocupacional e qualidade de vida do servidor. Um conjunto de atividades voltadas para a prevenção no ambiente de trabalho foi apresentado pela técnica em segurança do trabalho Juliana Brito, que falou sobre a importância da prevenção no ambiente de trabalho, aplicou dinâmicas com os presentes e apresentou vídeos sobre o tema. É  primeira vez que a Prefeitura de Anchieta promove um treinamento deste porte e uma nova data será marcada para a realização de outro treinamento sobre Diálogos de Saúde e Segurança ( DSS);. Segundo a Coordenadora da Saúde ocupacional Angela Florentino, haverá a participação de uma equipe multidisciplinar, que contará com a presença de um médico do trabalho, enfermeiro, assistente social, psicólogo e economista doméstica.

De acordo com Angela, o objetivo do treinamento é passar informações essenciais para as equipes e dar oportunidades às mesmas de falarem o que necessitam para a área de segurança. O material utilizado no treinamento estará disponível para que os encarregados e supervisores utilizem com as equipes, bem como o suporte da técnica em segurança do trabalho para dirimir dúvidas e prestar orientações. Estiveram presentes ao treinamento encarregados e coordenadores da Secretaria de Infraestrutura;  a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Brunella Marques Couto Costa e a Gerente Operacional de Recursos Humanos Celeide de Amorim. O Prefeito Marcus Assad foi representado por seu assessor de comunicação João Caetano Pimentel Vargas. ”Este é apenas o início das ações que serão realizadas junto as equipes da Secretaria  de Infraestrutura, pois embasados no tripé saúde, segurança e qualidade de vida ocupacional estaremos junto às equipes realizando atividades destinadas a manutenção e elevação do nível de bem estar físico, psicológico e social destes servidores”, ressalta Angela.


APR & DSS – O que são?

APR – A Análise Preliminar de Riscos consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução. Depois de detectados os possíveis acidentes e problemas, devem ser adotadas medidas de controle e neutralização; essas medidas devem envolver toda equipe, criando um clima de trabalho seguro em conjunto.

DSS – Diálogo de Saúde e Segurança

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho);. Existem diversas formas de conscientizar o trabalhador  para estimular a prevenção de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais. Uma das formas mais eficientes usadas atualmente tem sido o diálogo de saúde e segurança, popularmente conhecido como DSS.    O objetivo do DSS é conscientizar o servidor antes de iniciar as atividades laborais. Informar sobre procedimentos de segurança que deverão ser adotados por todos os trabalhadores envolvidos nas atividades. Deve ser realizado antes de iniciar o expediente de trabalho. Os Diálogos de Saúde e Segurança deverão sempre ser realizados próximo aos locais onde as atividades serão realizadas, devem ter duração média de 10 minutos.

A Saúde Ocupacional do Servidor tem por finalidade atuar de forma multidisciplinar, relacionando-se com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas em seu ambiente de trabalho, incentivando e mantendo o mais elevado nível de bem estar físico, psicológico e social dos servidores da Prefeitura Municipal de Anchieta.

O público alvo da Saúde Ocupacional do Servidor é composto exclusivamente por servidores públicos da Prefeitura Municipal de Anchieta que apresentarem algum tipo de doença relacionada ao trabalho e doença profissional. Os servidores também serão assistidos por meio de ações de prevenção e promoção.

A Saúde Ocupacional do Servidor também é o local de referência da Prefeitura Municipal de Anchieta para assuntos relacionados aos atestados protocolados no Setor de Protocolo Geral e também para prestação de informações quanto à realização de perícias médicas dos servidores público municipais.

Endereço da sede
Avenida Antonio Nogueira, S/N, Bairro Portal de Anchieta
Telefone: 3536-2402

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de março de 2013

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. Edival José Petri, Km 21,5 - nº 1.620 - Vila Residencial Samarco - Anchieta - ES - CEP: 29.230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 11h00 às 17h00

Localização