Campanha de promoção à saúde do homem

Publicado em 13/08/2013 00:00:00

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde  apresenta a Campanha de Promoção à Saúde do Homem. A iniciativa visa incentivar aos homens maiores cuidados com a saúde.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. Para chamar a atenção do público masculino para a importância da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA); promove o Agosto Azul, mês dedicado a fortalecer as ações de promoção à saúde do homem. Os municípios capixabas estão sendo orientados a desenvolver atividades que estimulem os homens a adotar hábitos mais saudáveis de vida e consigam reduzir sua resistência em procurar os serviços de saúde. O público-alvo da campanha está na faixa etária entre 20 e 59 anos.

Ao longo deste mês, as ações estarão focadas e organizadas nos eixos: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; saúde sexual e reprodutiva; prevenção de acidentes e violência; principais agravos e condições crônicas. A campanha faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e do plano estratégico do Governo do Espírito Santo de promover ações que gerem melhor qualidade de vida para o cidadão.

Em Anchieta a ação será focada na saúde do homem com palestra no auditório do PSF III com inicio previsto para as 7:30 hs e cujo tema será a prevenção do câncer de próstata.A próstata é uma glândula do aparelho genital masculino que circunda a parte inicial da uretra e é parcialmente responsável pela produção do esperma. O Secretário de Saúde Devis Guimarães lembra que há toda uma questão cultural envolvida nessa resistência do homem em procurar uma unidade de saúde de forma preventiva. “Geralmente o homem quando procura um serviço de saúde é porque já está doente”.

O Sistema Único de Saúde (SUS); entende que a qualidade de vida do homem jovem e adulto exige cuidados com a saúde. São muitos desafios a serem enfrentados, principalmente em relação às doenças que são mais frequentes entre os homens. Dados do Ministério da Saúde apontam que os homens desenvolvem mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, tem mais tendência à obesidade e não praticam atividades físicas com regularidade. Apesar disso, resistem a buscar ajuda profissional.

 Sobre os homens:

 – Praticam atividade física com menor regularidade;

– Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;

– Geralmente têm medo de descobrir doenças;

– Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;

– Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (ocupam profissões de maior risco como eletricista, bombeiro, motorista e em áreas da construção civil, por exemplo);;

– Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;

– Estão envolvidos na maioria das situações de violência;

– Vivem em média sete anos a menos que as mulheres.

 

 

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. Edival José Petri, Km 21,5 - nº 1.620 - Vila Residencial Samarco - Anchieta - ES - CEP: 29.230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 11h00 às 17h00

Localização