Museu é opção para se conhecer a história de Anchieta

Publicado em 03/02/2014 00:00:00

[foto1][foto2]Além das belas praias, o município de Anchieta possui muitas heranças históricas. O museu Nacional de Anchieta, por exemplo, constitui um dos patrimônios da cidade e está aberto à visitação, que é gratuita. Nele é possível conferir móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas, a relíquia de um de seus ossos, entre outros objetos.
 
Na primeira sala do museu as pessoas podem conferir um acervo de Arte Sacra referente a várias épocas. A sala 2 refere-se à arqueologia tanto do Santuário quanto do pátio interno da Residência dos Jesuítas, onde foram enterrados restos mortais dos habitantes da Vila de Benevente, na segunda metade do século 19.
 
Denominada Sala Padre Anchieta, na sala 3 é possível conferir o material referente ao Beato: sua história, suas obras, sua personalidade, bem como documentos do seu processo de canonização. Completam a exposição, na varanda do claustro, algumas peças avulsas que pertenceram ao Santuário.
 
O museu, que fica anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, funciona todos os dias, de segunda a domingo, das 8 às 17 horas.
 
A Igreja, outro monumento importante de Anchieta e uma das mais antigas do Brasil, também é uma ótima opção para quem gosta de história e religiosidade. Destaca-se que junto com o museu a Igreja forma o Santuário Padre José de Anchieta.  
 
Um pouco de história
 
Em 1965, foi criado o Museu Padre Anchieta para preservar imagens e objetos litúrgicos que estavam fora de uso. A estas peças de Arte Sacra outros objetos referidos à história do Conjunto Jesuítico e da Paróquia de Anchieta foram se juntando para formar o seu acervo. Até 1997, o Museu funcionou na sala ao lado da atual Sacristia, abaixo da dita Cela do Beato José de Anchieta.
 
As escavações do atual pátio interno da residência, que deixaram à vista os escombros da parte da residência destruída no século 19, também contribuíram para que o Museu Padre Anchieta fosse transferido para o andar térreo da Residência dos Jesuítas, a fim de agregar à sua temática os vestígios arqueológicos deste monumento e de seu entorno.
 
Serviço:
Visita ao Museu de Anchieta
De segunda a domingo, das 8h às 17horas.
Os interessados em agendar visitas monitoradas para escolas e grupos devem entrar em contato pelo telefone (28); 3536-2325.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. Edival José Petri, Km 21,5 - nº 1.620 - Vila Residencial Samarco - Anchieta - ES - CEP: 29.230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00

Localização