Planalto e Nova Anchieta tiveram pente fino contra a dengue

Ações de combate ao mosquito transmissor serão realizadas aos sábados nos bairros com maior infestação de focos e número de pessoas notificadas.


A Secretaria de Saúde de Anchieta realizou no último sábado um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros Nova Anchieta e Planalto. O objetivo da ação é  conter o avanço de infestação do inseto e o aumento das doenças transmitidas por ele, sendo a mais comum dentre elas, a dengue. Os mutirões irão ocorrer aos sábados, mediante um cronograma.

 

Durante todo sábado ocorreu informação sobre o mosquito, visita a residências e terrenos baldios pelos agentes de endemia, pulverização em algumas ruas com maior incidência do inseto, vacinação de animais, entre outras ações. Na ocasião foram vacinados 100 cães e gatos contra a raiva.

 

O projeto Tenda da Saúde, idealizado pela Vigilância Ambiental e pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms) irá promover intervenção nas localidades onde já há pessoas acometidas pela doença, realizando um verdadeiro pente fino em busca de novos focos do inseto.

 

De acordo com a secretária da pasta, Jaudete De Nadai, a Tenda da Saúde consiste na instalação de uma tenda em ponto estratégico na comunidade (onde há maior circulação de pessoas) acolhendo a população como um centro de informação e divulgação dos temas mosquito Aedes aegypti e esporotricose (panfletos, amostras e explanação pelos técnicos da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses), além da vacinação de cães e gatos.

 

Segundo os idealizadores da iniciativa, simultaneamente às ações na tenda, os agentes de endemias farão visitas  nas residências dos quarteirões em busca de focos, onde já há a infestação do mosquito e incidência de pessoas doentes com dengue com bloqueio (aplicação de inseticida espacial a Ultra Baixo Volume - UBV).

 

 

 

 

CRONOGRAMA:

27/04- Ubu (na Feira de Saúde da ESF)

04/05- Morro da Penha / Porto de Cima

11/05- Nova Jerusalém

18/05- Nova Esperança

25/05- Centro

 

OBS: Breve novas datas e novas localidades

 

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com

Data de Publicação: segunda-feira, 15 de abril de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. do Sol KM 21,5, n° 1620 - Vila Residencial Samarco
Anchieta/ES - CEP: 29230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 11h00 às 17h00

Localização