Pedras originais expostas na fachada do Santuário Nacional de Anchieta

Trata-se de um fato inédito e sem previsão para acontecer novamente. Uma vez que o novo reboco das obras de restauro será colocado.

Quem visitar o Santuário o Santuário Nacional de Anchieta neste final de semana viverá uma experiência única: as pedras da construção original da igreja estão expostas na fachada, como São José de Anchieta a inaugurou há 429 anos.

Na próxima segunda, dia 09, acontece uma missa vocacional a São José de Anchieta, às 19h.

O processo de restauro revelou uma face escondida do Santuário Nacional de São José Anchieta. Quem for neste final de semana ao Santuário, poderá ver e tocar as pedras originais da construção, que com o tempo, foram cobertas por reboco e pintadas de branco, como estamos acostumados a vê-lo.

Curiosidades reveladas

A torre do sino da igreja já foi atingida por um raio. Neste processo de restauração, também foi possível ver claramente a parte que teve de ser reconstruída. O sino da torre, que ficou rachado após o acontecimento, faz parte do acervo do Museu de Anchieta, atualmente fechado para as obras, com previsão de reabertura no segundo semestre de 2020.

O Santuário: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O Santuário Nacional de São José de Anchieta está localizado no município de Anchieta, no sul do Espírito Santo, a 80 km da capital Vitória. E foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943.

O conjunto arquitetônico reúne a igreja de Nossa Senhora da Assunção construída por Anchieta, o Museu e o quarto onde o Padre José de Anchieta viveu os últimos anos de sua vida e morreu em 09 de junho de 1597.

Restauro do Santuário

As obras de restauro e readequação do Santuário Nacional de São José de Anchieta tiveram início em junho de 2018 com conclusão prevista para o segundo semestre de 2020.

O Santuário está aberto para visitação das 8h às 20h. As Missas acontecem nos seguintes horários: sábado às 19h e domingo às 8h30, 10h30 e 19h.

O Pátio do Santuário, onde é possível ver a fachada descoberta, tem livre acesso, sem limitação de horário.

Informações e fotos do Santuário Nacional de São José de Anchieta

Data de Publicação: quinta-feira, 05 de setembro de 2019