Tudo pronto para começar hoje o Festival Capixaba de Frutos do Mar

Está tudo pronto para começar hoje (10), a partir das 18h, mais uma edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar, que acontece na Praia Costa Azul no balneário de Iriri, em Anchieta. Serão 50 opções de pratos salgados a base de peixes e frutos do mar, food truck de cervejas e doces, 15 atrações musicais e cinco aulas de gastronomia incluídos na programação até domingo (13).

De acordo com os organizadores, serão cerca de 2mil m² de área coberta por pavilhões com mais de 4m de altura. Os banheiros são hidráulicos, do tipo contêiner, mais higiênicos e confortáveis para os usuários. Dois palcos foram montados para receber atrações musicais e aulas de gastronomia.

Um palco de médio porte vai receber 15 apresentações musicais de diversos gêneros, desde o rock acústico de Pink Floyd até concerto de violino. Do lado oposto do pavilhão, outro palco é destinado aos shows de gastronomia. Serão cinco apresentações de cozinha ao vivo, reunindo os principais chefs da região e uma oficina kids, onde as crianças vão colocar literalmente a mão na massa na produção de minipizzas.

Os hotéis e pousadas de Iriri, que oferecem cerca de três mil vagas, já estão com a lotação acima da expectativa e as reservas não param, segundo a Associação Iriri Vivo, que organiza o evento. “Anualmente o balneário recebe nessa época cerca de 50 mil visitantes e esse ano a expectativa é ainda maior, devido ao grande envolvimento das famílias que estão sendo homenageadas”, quantifica a presidente, Sirlene Ferreira.

Quem visitar o evento terá cerca de 50 opções de pratos salgados a base de peixes e frutos do mar, oferecidos em oito restaurantes a la carte e um self service, além de  food truck. Oito boxes vão oferecer sobremesas finas, cafés, queijos, bombons e sorvetes. Uma delas é solidária, em benefício ao Hospital do Mepes de  Anchieta. Dez boxes e trucks oferecerão cervejas artesanais, drinks e coquetéis com ou sem álcool, vinhos e espumantes. Os restaurantes dos hotéis Espadarte e Pontal da Lua também participam do festival, com pratos especialmente preparados para o feriado.

Para a criançada, o evento vai oferecer uma área de lazer com brinquedos como pula-pula e outros.

Para o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, o festival ajuda a aquecer a economia local gerando emprego e renda para os moradores. “Estamos felizes em saber que os hotéis já estão com as vagas praticamente esgotadas. O Festival Capixaba de Frutos do Mar movimenta a nossa economia com empregos temporários e com turistas visitando e comprando no comércio local, além disso, ajuda a divulgar as potencialidades que Anchieta tem para oferecer”, disse Petri

Iriri é um dos destinos mais procurados no Estado por quem adora praia. O balneário é um dos redutos capixabas mais agradáveis, com clima de interior, belas praias, bucolismo e, ao mesmo tempo, boas opções gastronômicas e de lazer. O local também tem uma vasta rede de pousadas, restaurantes e hotéis.

O 22º Festival de Frutos do Mar é uma realização da Associação Iriri Vivo e da Prefeitura Municipal de Anchieta, com patrocínio do Banestes e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo.

Conheça a programação do festival:

Quinta, 10 de outubro

18h – Abertura da Praça Gastronômica - Apresentação da Camerata Yahweh Shammah

19h – Show Paulo Ricardo voz e violão

22h – Show Anfrizio Lima

0h – Encerramento

Sexta, 11 de outubro

12h – Voz e violão Pepe Martins

16h – Aula-show: Drinks e Coquetéis

18h – Abertura Oficial -  Show com Rian Lóra

19h – Encontro dos Chefs de Anchieta - Prato: Capixabão de Dois

19h40 – Aula-Show: Chef Gilson Surrage  - Prato: Pérola Capixaba