Uso da máscara é essencial para o combate ao novo coronavírus

Publicado em 14/08/2020 07:20:00

Atualizado em 14/08/2020 11:01:27

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi preciso mudar nossos hábitos, como lavar as mãos com frequência e passar o álcool em gel, evitar tocar nos olhos e na boca, manter o distanciamento social. E a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendou o uso das máscaras para toda população, já que diminui a presença do novo coronavírus no ambiente e o risco de contaminar outras pessoas.

.

Para que as máscaras não faltem para os profissionais da saúde, a indicação é o uso de máscara de tecido, ou seja, de fabricação caseira. O uso delas, que antes era apenas aos profissionais da linha de frente no combate ao vírus, passou a ser necessária por conta de estudos, apontando que 60% das transmissões acontecem por meio de pessoas que não apresentam os sintomas da doença, que são os casos assintomáticos.

.

Por exemplo, segundo probabilidades feitas por especialistas, as chances de contágio de duas pessoas que estão conversando, uma está doente e a outra não, se ambas estiverem de máscara, o contágio é baixo, agora se os dois estiverem sem máscara, as chances de contágio serão altas. É importante lembrar que mesmo usando máscara, é preciso manter todos os cuidados necessários, fazendo a higienização adequada das mãos.

.

.

Confira as recomendações do Ministério da Saúde sobre as máscaras de tecido:

- Uso individual;

- Podem ser feitas de tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros;

- As máscaras devem ser de dupla face, com pelo menos duas camadas de pano;

- Sejam feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais do rosto;

- Podem ser usadas por até duas horas, após esse tempo, é necessário trocar por uma limpa. O ideal é cada indivíduo ter no mínimo duas máscaras;

- Lave as máscaras usadas com  água sanitária.

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rod. Edival José Petri, Km 21,5 - nº 1.620 - Vila Residencial Samarco - Anchieta - ES - CEP: 29.230-000

Telefone
(28) 3536-1800

E-mail
ouvidoria@anchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 11h00 às 17h00

Localização