Campanha para detecção de Sífilis no CTA

Publicado em 13/10/2021 10:10:00

O CTA funciona no prédio do Centro de Especialidades Unificadas (CE), ao lado da sede da prefeitura.A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover durante o mês de outubro uma campanha sobre a importância da prevenção e tratamento da sífilis. As unidades de saúde do município irão intensificar a oferta de testagens para a infecção.

Os testes são ofertados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona nas dependências do Centro de Especialidades Unificadas (CEU), no horário de 7h às 9h, de segunda a sexta-feira. No CTA, para fazer o exame, bastar apresentar um documento com foto.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

Informações: (28)-3536-3282.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com