Ouvidoria

Público-alvo:
Cidadão
Atendimentos:
Presencial Online
Categoria:
Ouvidoria

Quanto solicitar?

A qualquer momento que o cidadão quiser se manifestar sobre a defesa dos seus direitos.

Quem pode solicitar?

Qualquer cidadão

Quem pode utilizar?

Qualquer cidadão.

Requisitos

A Ouvidoria não exige que o cidadão siga um formato para se manifestar. É necessário descrever o problema de forma clara, descrevendo datas, locais e fatos detalhadamente, inclusive identificando, quando possível, as pessoas envolvidas.

Em geral, as manifestações devem conter as seguintes informações:

- Nome completo, e-mail, telefone (incluir DDD) e endereço (inclusive CEP, cidade e estado), bem como, qualquer outra informação que facilite o contato da Ouvidoria com o cidadão. Entretando, os cidadãos podem também fazer suas manifestações de forma sigilosa ou anônima.

Quanto ao pedido de acesso a informação deverá conter:

- Nome do requerente;

- Número de documento de identificação válido;

- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida;  

- Endereço físico e eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.

Documentos necessários

Formulário devidamente preenchido.

Formas de acessar ou solicitar

Para melhor atender as demandas e facilitar o acesso ao cidadão, os canais de atendimento da Ouvidoria estão abertos através de:

  1. Portal eletrônico - https://www.anchieta.es.gov.br/esic;  
  2. E-mail - ouvidoria@anchieta.es.gov.br;  
  3. Presencialmente;
  4. Telefone: (28) 99271 7327;
  5.  WhatsApp (28) 99271 7327;
  6. Caixa Coletora - Estão localizadas em 06(seis) lugares: 
  • Sede Administrativa da Prefeitura;
  • Pavilhão Administrativo 2;
  • Casa do Cidadão;
  • CEU (Centro de Especialidades Unificadas);
  • P.A (Pronto Atendimento);
  • Pronto Atendimento Infantil.

Prioridade de atendimento

Atendimento prioritário conforme Legislação específica.

Etapas

Etapa 1: recebimento e verificação dos requisitos mínimos de admissibilidade;

Etapa 2: encaminhamento ao Setor competente;

Etapa 3: monitoramento do prazo de resposta;

Etapa 4: recebida a resposta, a mesma é encaminhada ao solicitante para sua ciência.

Forma(s) de execução do serviço

Administrativamente.

Prazo de prestação do serviço

Conforme a Lei Federal N°13.460/2017 e o e-SIC com Lei federal N°12.527/2011. Observado o prazo de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, desde que justificado.

Valor e pagamento

Serviço gratuito.

Consultar andamento

  • Recebimento do andamento da tramitação por e-mail;
  • Consulta por telefone, de posse do número de protocolo.
  • Consulta Presencial, de posse do número de protocolo.

Legislação

-Lei federal 13.460/2017;

-Lei federal Nº 12.527/2011(Lei de Acesso à Informação).

 

Atualizado em: 12/06/2025
Quantidade de acessos: 900