Prefeitura Municipal de Anchieta

Comunicado sobre V Festa do Café em São Lourenço

A Prefeitura informa ainda que a programação original da V Festa do Café de São Lourenço continua como anunciada, sendo apenas esta a única alteração.

| Autor

A Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Gerência Estratégica de Esportes e Lazer Comunitário, virtude da Portaria 035 de 19 de Agosto de 2013, expedida pela Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG);, que proíbe a aglomeração de equídeos por 120 dias em todo o estado do Espírito Santo em decorrência do surto de mormo (doença grave e agressiva que acomete animais, causada por bactéria, que pode incorrer em epidemia); detectado na GranExpoES 2013, não autorizou a participação da Cavalgada da Amizade na V Festa do Café em São Lourenço,que acontecerá neste final de semana, 24 e 25 de Agosto e que patrocinou o exame de 120 animais do município de Anchieta.

A Prefeitura informa ainda que a programação original da V Festa do Café de São Lourenço continua como anunciada, sendo apenas esta a única alteração.

Para esclarecer:

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); proibiu a participação e aglomeração de equídeos em todos os eventos agropecuários realizados no Espírito Santo, por 120 dias. A medida ocorre após uma égua que particiou da GrandExpoES, na Serra, ser contaminada com mormo.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, o trânsito de equídeos pode contribuir para a disseminação da doença. A decisão foi tomada em comum acordo com a Superintendência Federal da Agricultura no Espírito Santo e criadores.

“O Mormo é uma doença grave e agressiva causada por bactéria, que pode incorrer em epidemia. Por isso temos que agir para evitar focos, que tem ocorrido nos últimos meses aqui no Espírito Santo. É como se tivéssemos com surto de dengue e não adotássemos medidas para evitar águas depositadas em residências, vias públicas e outros locais que são focos, podendo virar uma epidemia”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A medida está em vigor desde esta terça-feira (20);, após a publicação da Portaria no Diário Oficial, e tem como objetivo contribuir com o controle e a erradicação do Mormo, uma doença que atinge equídeos. Pelo fato de a doença não ter cura, o animal infectado precisa ser sacrificado.

Em conversa na manhã desta quinta-feira, 22, o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Anchieta, o Diretor-presidente do IDAF, Davi Diniz de Carvalho e o Presidente do Clube do Cavalo de Anchieta, Eduardo Soares acataram a decisão da SEAG, evitando assim a ida dos animais ao espaço do evento.A Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Gerência Estratégica de Esportes e Lazer Comunitário, virtude da Portaria 035 de 19 de Agosto de 2013, expedida pela Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG);, que proíbe a aglomeração de equídeos por 120 dias em todo o estado do Espírito Santo em decorrência do surto de mormo (doença grave e agressiva que acomete animais, causada por bactéria, que pode incorrer em epidemia); detectado na GranExpoES 2013, não autorizou a participação da Cavalgada da Amizade na V Festa do Café em São Lourenço,que acontecerá neste final de semana, 24 e 25 de Agosto e que patrocinou a vacinação de 120 animais do município de Anchieta.