Prefeitura Municipal de Anchieta

Profissionais anchietenses participam do II Seminário Currículos

A prefeitura Municipal de Anchieta disponibilizou a compra de 44 vagas para Pedagogos da rede Municipal a fim de que os mesmos repassem as orientações para os professores atendidos na sua área de trabalho.

| Autor

Entre 16 e 18 de setembro de 2013 será realizado o II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos. O evento acontecerá no Teatro Universitário da Ufes e no Centro de Educação. O objetivo do seminário é ampliar os espaços e tempos de encontros entre Universidade, Pesquisa e Educação Básica, reunindo esforços de diferentes pesquisadores envolvidos com a problemática educacional curricular em seus múltiplos contextos, dedicados a realizar estudos, pesquisas e debates vinculados aos vários campos e níveis educacionais. O seminário está sendo promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos do Centro de Educação da Ufes (Nupec);. A prefeitura Municipal de Anchieta disponibilizou a compra de 44 vagas para Pedagogos da rede Municipal a fim de que os mesmos repassem as orientações para os professores atendidos na sua área de trabalho. Os pedagogos interessados em participar do evento deverão comparecer a secretaria de educação até o dia 29 de agosto de 2013, quinta-feira, portando os seguintes documentos: CPF e identidade, bem como assinar um termo de compromisso para participação no mesmo. É a Prefeitura Municipal de Anchieta investindo na qualificação dos profissionais da educação!

 

Programação do II Seminário Currículos, Culturas e Cotidianos

 

Dia 16/09 (segunda-feira);

16:00 - 18:30 Credenciamento

Local: Teatro Universitário

 

19:00 - 21:00 Conferência de Abertura : "Conhecimentos Cotidianos e Processos de Aprender-Ensinar" .

Local: Teatro Universitário

 

Conferencista: José Machado Pais (ICS - Universidade de Lisboa);

Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL); e Professor Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Possui doutorado pelo Instituto Universitário de Lisboa (1991);. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas. Tem dirigido projetos em vários domínios das Ciências Sociais (cultura, juventude, religião, sexualidade, estruturas sociais, teorias e metodologias de pesquisa);. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Atividades Culturais. Foi vice-diretor do ICS-UL, Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais. Tem sido consultor da União Europeia e do Conselho da Europa. Em 2003 recebeu o Prêmio Gulbenkian de Ciência. Atualmente é vice-presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.

 

Dia 17/09 (terça-feira);

08:00 - 09:00 Sessão de Pôsteres

Local: IC – IV

 

09:00 - 10:30 Minicursos

Local: IC – IV

 


10:30 - 11:00 Intervalo


 

 

11:00 - 12:30 Sessão de Apresentação Trabalhos

 Local: IC – IV

 

12:30 - 14:00 Almoço

 

14:00 - 16:00          Mesa 1 “Currículo: Contribuições de Michel Foucault e Gilles Deleuze”

Local: Teatro Universitário

·                     Sandra Mara Corazza (URGS);

·                     Heliana Conde (UERJ);


16:00 - 16:30 Intervalo


 

 

16:30 - 18:30          Mesa 2 “Currículo: Contribuições de Stuart Hall e Michel Mafesolli”

Local: Teatro Universitário

·                     Ana Canen (UFRJ);

·                     Aldo Victório Filho (UERJ);

 19:00 - 21:00 Lançamento de Livros

 

Dia 18/09 (quarta-feira);

08:00 - 09:00 Sessão de Pôsteres

Local: IC – IV

 

09:00 - 10:30 Minicursos

Local: IC - IV

 


10:30 - 11:00 Intervalo


 

 

11:00 - 12:30 Sessão de Apresentação Trabalhos

 Local: IC – IV

 

12:30 - 14:00 Almoço

 

14:00 - 16:00          Mesa 3 “Currículo: Contribuições de Walter  Benjamin e Jorge Larrosa”

·                     Carmem Lucia Vidal Perez (UFF);

·                     Maxmiliano Lopes (UFJF);

 

16:00 - 16:30 Intervalo

 

16:30 - 18:30           Mesa  4 “Currículo: Contribuições de Boaventura Santos e Michel de Certeau”

·                     Nívea Andrade (UERJ);

·                     Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli (UNIRIO);