Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Agenda programada: Mais uma melhoria na saúde anchietense
Através do Projeto Mais Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando humanizar o atendimento ao cidadão. Já que a administração do Prefeito Marquinhos Assad tem focado a melhoria na qualidade de vida do cidadão.
| Autor
[foto1]A Secretaria de saúde informa que a partir do dia 03 de setembro estará à disposição da população o serviço de agendamento programado para os usuários da rede do SUS. Esta é mais uma inovação que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde traz para melhor atender seus usuários.
O serviço de agendamento será semanalmente prestado todas as quartas feiras nos ESF’s do município e o número de atendimentos serão 12 pré-agendados mais dois encaixes pela manhã. O que possibilita o início do projeto, que copia o modelo dos consultórios particulares. Nas subunidades, por não existir telefones os usuários deverão se dirigir ao local com seus documentos e marcar o agendamento. Este serviço também está à disposição a partir de hoje e estas marcações serão de 15 em 15 dias.
Para o Secretário Devis Guimarães este é mais um serviço implantado pela secretaria dentro do projeto Mais Saúde de melhoria no atendimento: “Esperamos acabar com as filas, o cidadão poderá se programar para a consulta com data e hora pré-agendadas, o que irá otimizar o trabalho dos médicos.”
ESF’s ganharão atendimento humanizado em Anchieta
O atendimento médico pré-agendado para os usuários da rede do SUS é mais uma inovação que a Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de Saúde, traz para melhor atender sua população.
Um dos maiores problemas na atenção primária a saúde em Anchieta é o agendamento de consultas médicas nos ESF’s (Estratégia de Saúde da Família);. No formato de hoje, o cidadão deve procurar a unidade onde é cadastrado e aguarda horas na fila por uma senha que lhe dará direito a atendimento médico, o atendimento é feito por ordem de chegada. Cada ESF tem um número específico de senhas diárias, e caso o paciente não consiga a senha no dia em que foi ao ESF, ele tem que voltar outro dia e novamente aguardar na fila. Algumas unidades, por iniciativa própria, só distribuem senha em alguns dias da semana.
Outro problema encontrado pela Secretaria de Saúde é a falta de rotina estipulada de atendimento, cada médico atendia um número diferente de pacientes por dia.
Através do Projeto Mais Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando humanizar o atendimento ao cidadão. Já que a administração do Prefeito Marquinhos Assad tem focado a melhoria na qualidade de vida do cidadão.
A partir do próximo dia (02); todos os ESF’s do município de Anchieta terão o mesmo número de atendimentos: serão 12 atendimentos pré-agendados mais 2 encaixes por manhã. O que possibilita o início do Projeto de Agenda Programada, que copia o modelo dos consultórios particulares, onde o paciente procura a unidade ou através do telefone e marca a data e a hora da consulta. O Secretário de Saúde, Deivis Guimarães acredita que esse novo formato de atendimento trará mais conforto ao usuário, além de aperfeiçoar o trabalho dos servidores do sistema municipal de saúde: “Esperamos acabar com as filas. O cidadão poderá se programar para a consulta, com data e hora pré-agendadas, o que também irá otimizar o trabalho dos médicos”. Diz Deivis.
A iniciativa partiu do secretário após discussões junto às equipes e identificação dos problemas relatados por diversos cidadãos. Vale ressaltar que, independente do número de pessoas pré-agendadas, todos os pacientes que procurarem a unidade de saúde serão atendidos pelo enfermeiro, que fará o primeiro atendimento, e nos casos de necessidade de avaliação médica imediata, o médico do ESF será acionado. Nos casos da não necessidade de avaliação médica será feito o pré-agendamento de consulta para este cidadão.
O pré-agendamento presencial ou por telefone iniciará no dia 02 de setembro para consultas. O atendimento através de 0800 deverá ser implantado no início do mês de outubro. Durante a próxima semana haverá treinamento e capacitação para as equipes. O projeto foi pactuado no último dia 07 com todos os médicos da rede.
Essa é uma primeira ação de organização da rede que irá viabilizar a implantação da classificação de risco no pronto atendimento do município de Anchieta.