Prefeitura Municipal de Anchieta

Saúde abre campanha anual de vacinação contra raiva animal

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (16);, a campanha de vacinação antirrábica anual. O “Dia D” será no sábado (14);, das 8 às 17 horas. A Prefeitura recomenda aos anchietenses que levem seus animais (cães e gatos); ao Posto mais próximo de casa.

| Autor

[foto1]A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (16);, a campanha de vacinação antirrábica anual. O “Dia D” será no sábado (14);, das 8 às 17 horas. A Prefeitura recomenda aos anchietenses que levem seus animais (cães e gatos); ao Posto mais próximo de casa.

Segundo o Dr. Bruno Rediguieri, veterinário do Centro de Controle de Zoonose (CCZ);, a raiva é uma doença que ataca cães, gatos e outros mamíferos não protegidos pela vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais e até mesmo para o ser humano.

A transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal, principalmente pela mordida e, raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. De acordo com a Prefeitura, quando todos fazem a sua parte, levando os animais para vacinação, é muito mais fácil combater a raiva.

Todo mundo deve participar da campanha, pois é responsabilidade de cada um proteger seus bichos de estimação contra a raiva. A vacina protege não só a saúde do animal, mas também a de seus donos. 

Após o Dia “D”, o CCZ percorrerá os bairros mais afastados da região central, realizando a vacinação dos animais de casa em casa.

Forma de vacinação

1ª dose: a partir dos três meses de idade;

2ª dose: 30 dias após a 1ª dose.

A partir daí a vacina deve ser aplicada uma vez por ano.

O que é a raiva

Encefalite viral aguda, 100% letal, transmitida por mamíferos e que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre.

No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são cães e gatos. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. Outros reservatórios silvestres são: macaco, raposa, coiote, chacal, gato-do-mato, jaritataca e guaxinim, dentre outros. Na zona rural, a doença afeta também animais de produção, como bovinos e equinos.

Postos fixos de vacinação

1.      PRAÇA SÃO PEDRO - Sob a cobertura da praça

2.      ESF – CENTRO II - Em frente à ESF II

3.      ESF – CENTRO III - Em frente à ESF III

4.      BAIRRO ALVORADA - Praça Alvorada

5.      ESF – MÃE-BÁ - Em frente à Escola Maria Luíza Flores

6.      ESF – RECANTO DO SOL- Quadra poliesportiva

7.      CEU – Na entrada do CEU