Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é lançado em Anchieta
A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); do Governo do Estado e a Prefeitura de Anchieta (PMA); lançaram, na noite desta quinta-feira (12);, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob); no município.
| Autor
[foto2][foto1]A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); do Governo do Estado e a Prefeitura de Anchieta (PMA); lançaram, na noite desta quinta-feira (12);, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob); no município. O objetivo melhorar o deslocamento, de forma sustentável, de pessoas e veículos nos espaços urbanos.
O prefeito Marquinhos Assad destacou a importância do plano e salientou que ele trará mais desenvolvimento para o município: "A fluidez do trânsito numa cidade contribui para o seu desenvolvimento". Segundo ele, um estudo detalhado dos gargalos do município vai permitir uma estruturação inteligente. "Vamos melhorar a mobilidade sem dar um tiro no escuro e, mais do que isso, vamos trazer crescimento sustentável para a população da cidade", destacou.
O subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau, frisou que o programa vai melhorar a mobilidade de pedestres, veículos automotores e ciclistas, sem perda da qualidade e vida. "O Governo do Estado está pensando a mobilidade de forma conjunta e estruturada", frisou.
Segundo o subsecretário, o Estado está investindo R$ 6,7 milhões para dinamizar a mobilidade urbana nas em seis cidades: Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari, na região Central-Sul, e Aracruz, Linhares e Colatina, na Regional Centro-Norte.
Calhau apontou ainda um dado alarmante: "No âmbito federal são necessários 22 bilhões de dólares por ano para cobrir os gastos ocasionados por acidentes de trânsito. O PlanMob vai buscar minimizar estes números". A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei 12.587/12, prioriza a mobilidade de pedestres e ciclistas e, em último, os veículos.
O presidente da Associação de Moradores de Ubu, Oswaldo Bianchini, espera que o plano traga melhorias no trevo do balneário. "Nossa maior demanda é a construção de um trevo de acesso à Praia do Além. Vejo que isso agora será resolvido".
O motociclista Manoel Messias Reis, 46, acredita que o PlanMob possa trazer maior consciência aos motoristas: "Eles não respeitam os motociclistas. Mas quem sofre mais é o pedestre".
Para a auxiliar de serviços gerais Ozeli Nascimento, 46, com a implementação do Plano na cidade ela não terá que ficar muito tempo nos pontos de ônibus: "Essa iniciativa é excelente. Pelo que vi, os ônibus vão andar mais rápido nas vias e eu não vou ter que ficar horas esperando no ponto".
O lançamento do Programa aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de certa de 80 pessoas, entre representantes de secretarias do Poder Executivo municipal, Câmara de Vereadores e sociedade civil.
Nesta sexta-feira (13); e no sábado (14); acontecem as oficinas temáticas, no auditório de Secretaria de Agricultura, a partir das 8 horas, com o objetivo de mobilizar atores locais para debater e apontar soluções de mobilidade para o município.