Prefeitura Municipal de Anchieta

Saúde alerta professores sobre sintomas da catapora

O Ministério da Saúde ainda não disponibilizou quantidade suficiente da vacina para atendimento à população. Diante disso, serão vacinadas prioritariamente as crianças que frequentam as creches.

| Autor

A Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou uma ação junto a professores e auxiliares da Creche “Francisco Giusti” com o objetivo de passar informações sobre a catapora, também conhecida como varicela. Ao todo, 78 profissionais receberam alerta sobre a doença, que teve nove notificações em setembro.
 Ainda neste mês está prevista no calendário nacional a aplicação da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela);, a ser oferecida às crianças com até 15 meses de idade e que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral há pelo menos 30 dias, substituindo a segunda dose da tríplice (sarampo, caxumba, rubéola);.
O Ministério da Saúde ainda não disponibilizou quantidade suficiente da vacina para atendimento à população. Diante disso, serão vacinadas prioritariamente as crianças que frequentam as creches. A Secretaria de Saúde, com a autorização dos pais, fará a imunização nestas creches.
Catapora 
Trata-se de uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada por surgimento de manchas avermelhadas na pele e que, na maioria dos casos, se alastra por todo o corpo. Após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, isso dentro de três a quatro dias. Pode ocorrer febre moderada. 

A principal característica clínica da enfermidade é o formato das lesões cutâneas, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de prurido. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e que desaparece em algumas semanas.