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Prefeitura Municipal de Anchieta

Palestra aborda aplicação de metodologia inclusiva em sala de aula

Em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (18); para professores da rede municipal, a doutora Mariângela Lima de Almeida criticou o atual modelo educacional do País que, segundo ela, adota uma "lógica da homogeneidade".

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[foto1][foto2][foto3]Em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (18); para professores da rede municipal, a doutora Mariângela Lima de Almeida criticou o atual modelo educacional do País que, segundo ela, adota uma "lógica da homogeneidade". Ou seja, aplica a mesma prática pedagógica para toda uma turma sem levar em conta os diferentes níveis de aprendizado de cada aluno.
 O foco da palestra foi voltado para alunos com necessidades especiais. No entanto, a metodologia pode ser aplicada no ensino de forma geral. "A metodologia multinível inclusiva quer dar a possibilidade dos professores repensarem suas práticas pedagógicas para trabalharem com um mesmo conteúdo, mas que leve em conta as diferenças de aprendizado dos educandos", ensinou a doutora.
 
“A diferença não dever ser vista como impeditivo, mas como oportunidade para compreender a singularidade dos alunos”, acrescentou. Ela incentivou os professores a buscarem um olhar mais aprofundado sobre cada realidade: "Por trás de uma criança em que muitos, às vezes, não apostam nada, o professor, com um olhar apurado, é capaz de enxergar um rico material para ser extraído".
 A professora advertiu os participantes para não se acomodarem diante dos percalços que a área da educação impõe. "O que mais me incomoda é que transferimos a culpa para o outro, para os governos, enquanto que nós mesmos é que temos que tomar a iniciativa e procurar resolver os problemas", disse ela.
"O objetivo do CRAAE neste encontro foi oportunizar a discussão a respeito da necessidade de garantir ao Portador de Necessidades Especiais o direito ao uso inclusivo das multimídias e que estas possam assegurar a elevação dos níveis de desenvolvimento cognitivo dos alunos. Trata-se de uma iniciativa de capacitação que visa a qualidade da educação especial", comentou o secretário da Educação, Eriberto Antônio Rovetta.
A coordenadora do Centro de Referência para Apoio e Atendimento Educacional Especializado (CRAAE);, Cíntia Rovetta, destacou a importância de método multinível inclusivo: "Esse tipo de ensino é discutido em vários países. Esta prática permite se trabalhar com uma educação contextualizada de acordo com a realidade local”.
 A palestra aconteceu no Plenário da Câmara com o tema 'Ensino Multiníveis: uma discussão sobre as possibilidades pedagógicas na perspectiva inclusiva', realizado pela Secretaria de Educação.
 
Thiago Zanetti
Jornalista
Assessoria de Comunicação
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