Prefeitura Municipal de Anchieta

Estudo aponta soluções para a destinação de resíduos sólidos

Foi apresentado nesta terça-feira (19); ao prefeito de Anchieta, Marquinhos Assad, e seu secretariado um diagnóstico que deverá pautar as ações do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS); a ser implementado ainda este ano no município.

| Autor

 
[foto1][foto2][foto3]Foi apresentado nesta terça-feira (17); ao prefeito de Anchieta, Marquinhos Assad, e seu secretariado um diagnóstico que deverá pautar as ações do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS); a ser implementado ainda este ano no município. O Plano atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);.
 
O diagnóstico, levantado por uma empresa contratada pela Samarco,  trouxe informações para a elaboração da versão preliminar do Plano de Resíduos Sólidos que será apresentado em novembro à população anchietense, em audiência pública.
 
Marquinhos Assad disse que a elaboração do Plano, que será concluído em dezembro, envolve a participação de sociedade civil organizada: "A participação da sociedade, e também a união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é fundamental, tendo em vista que cada um tem seu papel específico na estrutura que será formada para a implementação deste importante instrumento de disciplina da geração do lixo até a sua disposição final".
 
"A elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos pelos municípios visa atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);, instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 2010, e prevê a adequação dos procedimentos de licenciamento, implementação de coleta seletiva, inserção social dos catadores de materiais recicláveis e utilizáveis, entre outros" destacou o secretário de Meio Ambiente de Anchieta, Marcelo Lopes Dalbom.
 
Thiago Zanetti
Jornalista
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta - ES
(28); 3536 1785
(27); 9921 6033