Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Meio Ambiente intensifica fiscalização à cata do caranguejo-uçá
A Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta intensificou a fiscalização à cata e comercialização do caranguejo-uçá a partir do dia 1º deste mês de outubro. É que foi iniciado o período do defeso, quando crustáceo troca de casco, em um processo vital para o seu desenvolvimento.
| Autor
[foto1][foto2][foto3]A Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta intensificou a fiscalização à cata e comercialização do caranguejo-uçá a partir do dia 1º deste mês de outubro. É que foi iniciado o período do defeso, quando crustáceo troca de casco, em um processo vital para o seu desenvolvimento.
O período do defeso vai até 30 de novembro. De acordo com a Lei Federal nº 52/2013, durante todo esse tempo ficam proibidos também o transporte e a manutenção do caranguejo-uçá em cativeiro. Os infratores podem ser multados em valores que vão de R$ 700 a R$ 100 mil.
A Guarda Ambiental de Anchieta é responsável pela fiscalização das áreas de preservação no município. Equipes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA); monitoram toda a extensão do município, envolvendo manguezais, lagoas, praias e unidades de conservação.
Em parceria com a Brigada Ambiental, vai trabalhar com extensões de escala, o que permitirá o monitoramento das áreas 24 horas, inclusive na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Papagaio, que abrange todo o manguezal. O trabalho conta também com participação do Ibama.
As ações de monitoramento do defeso não serão encerradas em 30 de novembro. Até esta data apenas os caranguejos machos trocam de casco, enquanto as fêmeas levam mais tempo, vão até 31 de dezembro.
A Secretaria de Meio Ambiente lembra também que, por ser uma espécie ameaçada de extinção, o goiamum azul também é protegido por lei e sua cata é proibida em qualquer época do ano.
Mais informações pelo telefone: 3536-1445
Silvia Magna
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28);3536-1785
(28);9958-5141
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta