Prefeitura Municipal de Anchieta

Exposição de pinturas fica até dia 30 no Centro Cultural

São pinturas em óleo sobre tela, de paisagens e figuras humanas.A entrada é gratuita.

| Autor

    [foto1][foto3][foto4]Aos 7 anos de idade, nas aulas de desenho livre na escola, suas imagens já se sobressaíam às feitas pelos demais coleguinhas de classe e chamavam a atenção dos professores.

    Aos 14 anos, o hoje artista plástico Rodrigo Ludgero, natural de Ipatinga, Minas Gerais, atualmente morando de Anchieta, se envolveu com outro tipo de arte: a música.

    Passou a tocar no grupo de canto da Igreja e na Renovação Carismática Católica: “Passei minha adolescência sem desenhar nada. Só me dedicava à música”.

    Aos 25 anos, Rodrigo voltou a pegar no lápis, mas por hobbie, e desenhava heróis em quadrinhos, sendo que o preferido era o Wolverine. 

    Não tem aquele amigo que aparece um dia com uma dica que muitas vezes é decisiva na vida da gente? Um desses, reconhecendo o talento de Rodrigo, sugeriu que ele passasse a pintar, ao invés de desenhar gibis. 

   A dica do amigo foi o que Rodrigo precisava para passar a olhar o seu talento de maneira profissional. “Depois disso, passei a pesquisar sobre pintura e comprei pela internet um tubo de tinta preto e branco”, conta.

    Seu primeiro desenho profissional foi um quadro em óleo sobre tela do rosto de Jesus Cristo, pintado em preto e branco: “Olhando para o rosto de Jesus, depois decidi colorir seus olhos de verde”.

    O quadro do homem de Nazaré é o único que Rodrigo guarda até hoje, da época em que começou a pintar profissionalmente. Os demais, diz ele, foram doados. 

    “As pessoas viam os meus quadros e diziam que estavam muito bons. Daí comecei a estudar sobre o assunto”, diz o artista. As pinturas de Rodrigo são do gênero hiperrealismo, uma evolução do fotorrealismo, que usa a fotografia como modelo para a obra.

    A exposição do artista, com titulo “Visões”, fica até o dia 30 de outubro no Centro Cultural de Anchieta. São pinturas em óleo sobre tela, de paisagens e figuras humanas.

    Entres as reproduções de pintores famosos está “O Sermão da Montanha” (1890);, pintura de Carl Heinrich Bloch. Alguns quadros estão à venda, com valores que variam de R$ 300 a R$ 1 mil. A entrada é gratuita.

  O artista

   Rodrigo Ludgero Ferreira é natural e Ipatinga, Minas Gerais, e mora em Anchieta, Espírito Santo. Tem 30 anos, é casado e pai de dois filhos. Pinta em óleo sobre tela. Gosta de pintar pessoas e paisagens.

 

 

Thiago Zanetti

Jornalista

Assessoria de Comunicação

(28);3536-1785

(28);99216630

www.anchieta.es.gov.br

www.facebook.com/prefeituradeanchieta