Prefeitura Municipal de Anchieta

Médicos estrangeiros conhecem o sistema de Saúde de Anchieta

Os médicos visitaram as unidades de Estratégia Saúde de Família (ESF); das comunidades de Iriri, Alto Pongal, Baixo Pongal, Jabaquara, Recanto do Sol e Mãe-Bá, além do Pronto Atendimento (PA); municipal e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

| Autor

    [foto1][foto2][foto3][foto4][foto5][foto6][foto7][foto8]Trezentos e noventa médicos estrangeiros foram recebidos pelo prefeito Marquinhos e pelo secretário de Saúde, Deivis Guimarães, na manhã desta sexta-feira (11);, no plenário da Câmara Municipal de Anchieta.

     Os profissionais fazem parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, cujo objetivo é promover melhorias no atendimento aos usuários do SUS, além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

     Em seu pronunciamento, durante a abertura do encontro, o prefeito Marquinhos afirmou que "a saúde não pode ser conduzida com jeitinhos”. E acrescentou: “Estamos reestruturando o sistema de saúde da cidade. Quando lidamos com saúde, não basta apenas força de vontade em fazer, é preciso que se dê condições para fazer”. 

   Os médicos visitaram as unidades de Estratégia Saúde de Família (ESF); das comunidades de Iriri, Alto Pongal, Baixo Pongal, Jabaquara, Recanto do Sol e Mãe-Bá, além do Pronto Atendimento (PA); municipal e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

    O secretário Deivis Guimarães acompanhou os profissionais durante todo o dia e destacou a empolgação que eles estão por poder trabalhar no Brasil: "O diferencial de um profissional da saúde não está onde ele se formou ou onde ele nasceu, mas sim na dedicação e na competência para desenvolver um bom trabalho".

    “Estamos aprendendo sobre como funciona a saúde em terras brasileiras. A demanda por serviços médicos aumenta de acordo com o aumento da população, e o Brasil precisa de mais médicos para suprir essa demanda", destacou a médica cubana Tatiana Paula Penalver.

    O programa do Governo Federal prevê a contratação de 10 mil médicos para trabalhar nas mais diversas regiões do País, com salário de R$ 10 mil. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de Medicina e de Residência Médica, além do aprimoramento da formação no Brasil. 

    O critério básico para a escolha dos municípios é a capacidade de infraestrutura das Unidades de Saúde dessas localidades para receber os profissionais.

 

Thiago Zanetti

Jornalista

Assessoria de Comunicação

(28); 3536-1785

(27); 9921-6033

www.anchieta.es.gov.br

www.facebook.com/prefeituradeanchieta