Prefeitura Municipal de Anchieta

Secretaria promove coleta de sangue para campanha Elimina Sífilis

A ação faz parte do programa Mais Saúde e consta da programação da Semana de Combate à Sífilis, que acontece anualmente na primeira quinzena de outubro.

| Autor

     [foto1][foto2]O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD); de Anchieta promove na próxima sexta-feira (18); coleta de sangue destinado ao programa Elimina Sífilis, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
     A ação faz parte do programa Mais Saúde e consta da programação da Semana de Combate à Sífilis, que acontece anualmente na primeira quinzena de outubro.
    Os atendimentos serão de 7h30m às 9h30m, na Unidade de Saúde  do bairro Guanabara, próximo ao Centro de Convivência. O exame que detecta a doença é gratuito.
    A sífilis é uma doença infecciosa e pode ser transmitida durante o ato sexual sem camisinha, transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.
    Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintomas e, por isso, dar a falsa impressão de cura.
    De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011 foram distribuídos a Estados e Municípios 31.500 testes para o diagnóstico da doença. Em 2012, o número cresceu 35 vezes e passou para 1,1 milhão.
   As pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a doença, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.
   O teste deve ser feito na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores);. O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.
   Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas);, que surgem no período de a sete e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.
 
Mais informações pelo telefone 3536-3774
 
Silvia Magna
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28);3536-1785
(28);9958-5141
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta