Prefeitura Municipal de Anchieta

Feira de Saúde reúne comunidades em Itaperoroma

O evento contou com a coordenação da Equipe de Estratégia de Baixo Pongal e a participação de todas as equipes das unidades e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF);.

| Autor

        [foto1][foto2][foto3]As comunidades de Emboacica, Itaperoroma Alta, Cedro, Baixo Pongal e São Mateus participaram da Segunda Feira de Saúde de Itaperoroma Alta, que aconteceu no último sábado (19);, na quadra de esportes local.
      O evento contou com a coordenação da Equipe de Estratégia de Baixo Pongal e a participação de todas as equipes das unidades e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF);.
    Foram prestados atendimentos na área da saúde, tais como psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e assistente social e fisioterapia e aferição de pressão em adultos e crianças.
    O NASF ofereceu atividades de nutrição para as crianças e orientação do Programa de Controle de Tabagismo, com diagnóstico de qualidade de vida do usuário com a equipe do projeto “Tô Bacana”; avaliação física com cálculo de índice de massa muscular; verificação de peso e medida; e avaliação de ouvido.
    A Semana da Saúde Bucal foi lembrada com uma atividade recreativa com as crianças, realização de uma gincana e perguntas e tarefas sobre a saúde bucal, sob orientação do dentista Philipe Mansur que, junto com a sua equipe técnica, deu dicas para prevenção nas escolas.Este já é um trabalho desenvolvido nas escolas municipais.
    Dentre os números desta Segunda Feira de Saúde estão aferição de pressão arterial em 22 crianças e 24 adultos; avaliação de ouvido, 32 exames; e avaliação física, 35 exames.
 
Depoimentos: 

A fisioterapeuta do CEU, Vanessa Entringer ensinou exercícios de alongamento para os visitantes e destacou: “A importância de mobilizar a população para o autocuidado com a saúde”.

Estiveram presentes as agentes comunitárias de saúde ,que fizeram questão de se pronunciar sobre a importância do trabalho:

Ariane Ramos Prêmuli: “É muito importante mobilizar a população com o autocuidado”.

 Ana Rita Marinho: “Queremos conscientizar as comunidades para a prevenção da saúde bucal, DSTs e outras doenças”.

Maria do Carmo Porto: “O objetivo é melhorar o acolhimento aos pacientes oferecendo mais qualidade de vida”.

Jaqueline Siqueira: “É sempre bom ter atividades como esta para mobilizar as comunidades para a prevenção das doenças mais comuns que atinge a população”.

 
 
Silvia Magna
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28);3536-1785
(28);9958-5141
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta