Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
CRAAE promove encontro de artistas com alunos de altas habilidades
O encontro serviu como uma troca de experiências entre os alunos e os artistas, que falaram sobre pintura e deram conselhos sobre traços, tintas, iluminação, texturas, estilos, entre outros.
| Autor
[foto1][foto2][foto3][foto5]Na manhã desta quarta-feira (23); foi realizada uma pequena mostra do projeto “A Multiplicidade Artística: Do Renascimento Clássico ao Expressionismo Abstrato e ao Impressionismo Figurativo”, desenvolvido pelo CRAAE com alunos de altas habilidades, na Escola Maria Luiza Flores, na comunidade de Mãe-Bá, município de Anchieta.
Além dos alunos, participaram do evento a coordenadora do CRAAE, Cynthia Rovetta, a pedagoga Rosangela Costa, a psicóloga Juliana Vettoraci, o coordenador do Museu de Artes do Espírito Santo (MAES); Renan Andrade, os artistas locais Rodrigo Ludgero e Nerli de Andrade e as professoras Claudete Martins e Jussara Filete.
O encontro serviu como uma troca de experiências entre os alunos e os artistas, que falaram sobre pintura e deram conselhos sobre traços, tintas, iluminação, texturas, estilos, entre outros. Os artistas Rodrigo e Nerli ficaram impressionados com a capacidade dos alunos e se dispuseram a participar do processo de criação, apontando novos caminhos.
Segundo o coordenador do MAES, Renan Andrade, essa é uma excelente oportunidade para os alunos entrarem em contato com o meio artístico. “Essa troca de experiências é muito enriquecedora e é assim que o artista evolui, conhecendo, questionando e experimentando. Estão todos de parabéns”, comentou Renan.
As coordenadoras do projeto atendem no momento a nove alunos, às terças e quintas-feiras, na Escola de Mãe-Bá. “Do início do ano até agora pudemos observar uma grande evolução dos alunos. Os quadros estão sendo melhor elaborados, ganhando mais detalhes, e o nosso objetivo é que eles evoluam cada vez mais”, comentou Claudete Martins.
O CRAAE está preparando agora uma exposição com as pinturas dos alunos para novembro, com data e local ainda a serem definidos. A coordenadora Cynthia Rovetta anunciou ainda que será feita uma avaliação, apontando os alunos com mais aptidão para participar de oficinas de artes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Eriberto Antonio Rovetta, a intenção é ampliar a abrangência do atendimento aos alunos de altas habilidades e incentivar o desenvolvimento de outros projetos, desde que mantenham atrelados a preocupação com a garantia do desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania.
O secretário parabenizou a iniciativa dos profissionais do CRAAE e a colaboração da gestora Flávia, que tem desenvolvido esforços para garantir a execução do projeto.
Joca Vargas
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta