Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Dia da Bandeira será marcado por entrega de Certificados
A solenidade será na Praça São Pedro, a partir de 10 horas, e contará com a presença do prefeito Marquinhos.
| Autor
[foto1]Nesta terça-feira, 19 de novembro, data em que se comemora o Dia da Bandeira, a Prefeitura de Anchieta, em parceria com a Junta de Serviço Militar, realizará uma solenidade de compromisso à Bandeira Brasileira, com entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação aos cidadãos de classe de 1995, alistados no município.
A solenidade será na Praça São Pedro, a partir de 10 horas, e contará com a presença do prefeito Marquinhos.
A Bandeira Nacional foi adotada pelo Decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República (15 de novembro de 1889);. Sua elaboração é de autoria de Raimundo Teixeira Mendes (positivista);, Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil);, Manuel Pereira Reis (astrônomo); e Décio Vilares (pintor);.
A Bandeira é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com estrelas brancas (atualmente 27); e uma faixa branca com a frase: “Ordem e Progresso”.
Cada elemento da Bandeira possui um significado: o verde simboliza as matas, o amarelo representa as riquezas minerais, o azul o céu e o branco a paz. Estrelas brancas representam os Estados e o Distrito Federal, enquanto o slogan Ordem e Progresso é de influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.
As estrelas estão distribuídas conforme o céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, no qual a constelação do Cruzeiro do Sul se apresentava verticalmente em relação ao horizonte. Entretanto, Raimundo Teixeira Mendes elaborou um desenho contrariando alguns aspectos da astronomia, priorizando a disposição estética das estrelas, e não a perfeição sideral.
A primeira versão da Bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes Estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (Paraíba);, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Município da Corte.
Posteriormente, foram inseridas novas estrelas, através de modificações previstas na Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, que permite atualização do número de estrelas sempre que ocorrer criação ou a extinção de algum Estado. Nesse sentido, seis estrelas foram inseridas representando o Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Essas foram as alterações feitas na Bandeira do Brasil desde que ela foi adotada. A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do País, devendo ser hasteada em órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, sedes dos poderes etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a descida no fim da tarde. A Bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que esteja muito bem iluminada.
Silvia Magna
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28);3536-1785
(28);9958-5141
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta