Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Cesan entrega projeto que prevê 100% de saneamento
Nesta sexta-feira (22);, após quase 10 meses de negociação, a Cesan apresentará à Secretaria Municipal de Integração o projeto que prevê a instalação de redes de saneamento básico em toda a área urbana de Anchieta.
| Autor
[foto1]Na semana em que se comemora, pela primeira vez na história, o Dia Mundial do Saneamento, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU);, a Prefeitura de Anchieta dará um passo importante em direção à meta traçada pelo prefeito Marquinhos para a sua administração: ter 100% de coleta e tratamento de esgoto no município.
Nesta sexta-feira (22);, após quase 10 meses de negociação, a Cesan apresentará à Secretaria Municipal de Integração o projeto que prevê a instalação de redes de saneamento básico em toda a área urbana de Anchieta. “Mais uma meta do nosso governo será cumprida, que é ter cem por cento de coleta e tratamento de esgoto em todo o município. Isso não é sonho, é uma realidade”, comemora o prefeito.
"Quando você investe em saneamento básico você investe em saúde, em qualidade de vida, e dá mais dignidade à população.Para mim este fato, além de ser inédito no município, fruto do nosso trabalho, me traz muita alegria porque o tratamento de esgoto vai impactar diretamente na saúde do anchietense. Cuidar com carinho das pessoas é um dever nosso e estamos cumprindo, e isso me dá grande alegria como gestor público”.
“Trata-se de um passo importantíssimo para atingir a meta estipulada pelo prefeito Marquinhos”, afirma a secretária Sandra Frasson. Segundo ela, o projeto de saneamento de Anchieta era de 2002, o que dificultava a captação de recursos, uma vez que ao longo desses 11 anos a cidade mudou e a ocupação do solo também.
“Era necessário atualizar o projeto de acordo com as mudanças e, principalmente, elaborar um projeto para daqui a 30 anos, sem incorrer na falta de planejamento do passado”, afirma Sandra. Para tanto, de acordo com Sandra Frasson, será necessária também a instalação de uma nova estação de tratamento de esgoto, que será doada pela Cesan, subsidiando o projeto de longo prazo e beneficiando todo o município, pois “esgoto e água tratada são fundamentais para a saúde básica”.
ONU
A ONU comemora nesta quarta-feira (20);, pela primeira vez na história, o Dia Mundial do Saneamento, anteriormente denominado Dia Mundial da Retrete, já assinalado por organizações internacionais e da sociedade civil em todo o mundo, mas sem reconhecimento oficial pela ONU.
De acordo com a organização, em nível mundial, a fraca qualidade da água e saneamento custam cerca de 260 mil milhões de dólares por ano aos países em desenvolvimento, cerca de 1,5% do seu Produto Interno Bruto (PIB);. Por outro lado, cada dólar investido pode trazer cinco vezes mais de retorno, por manter a população saudável e produtiva.
Dados oficiais divulgados pela ONU constatam que todo ano mais de 800 mil crianças com menos de 5 anos de idade morrem de diarreia, mais de uma criança por minuto. Inúmeras outras adoecem gravemente por falta de saneamento básico e higiene.
Em todo o mundo, ainda segundo a ONU, cerca de 2,5 milhões de pessoas não gozam dos benefícios de um saneamento básico adequado. Mais de um milhão fazem as suas necessidades a céu aberto. Para a organização, saneamento para todos é uma prioridade do desenvolvimento global.
“Saneamento é fundamental para a saúde humana e ambiental. É essencial para o desenvolvimento sustentável. Ao trabalhar em conjunto podemos melhorar a saúde e o bem-estar de um terço da família humana. Esse é o objetivo do Dia Mundial do Saneamento!", conclui a organização.
Silvia Magna
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28);3536-1785
(28);9958-5141
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta