Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Marquinhos abre seminário sobre Consciência Negra e Diversidade
Para o prefeito, o ser humano deve ser valorizado pelo que tem no coração
| Autor
[foto1][foto2][foto3]O prefeito Marquinhos realizou na tarde desta quarta-feira (20); a abertura do 1º Seminário Municipal Consciência Negra e Diversidade Cultural. O evento, organizado pela Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, aconteceu no auditório do Centro Cultural e contou com a participação de autoridades locais e alunos da rede pública de ensino.
O prefeito ressaltou a importância da data. "É importante que cada um de vocês aqui tenha consciência de que o ser humano deve ser valorizado pelo que ele tem no coração, e que não importa a cor de sua pele ou a sua opção religiosa", discursou Marquinhos.
Ele destacou a importância dos negros e de outras povos na formação da identidade nacional: “Somos o povo mais miscigenado do planeta. Nossos sangues estão misturados com os negros, os índios, os europeus e isso é uma riqueza étnica”.
O prefeito destacou também a importância dos povos indígenas no processo de formação da cidade de Anchieta. “Padre José de Anchieta foi apoiado pelos índios que habitavam nossas terras e quem construíram este lugar. É preciso fazer memória a eles também”, disse.
Marquinhos chamou a atenção para o racismo que atinge homens de todas as cores. “Há racismo também do negro para com o branco. O indiferentismo não escolhe raça”, criticou o prefeito, dizendo, ainda: “É preciso celebrar o dia da consciência humana. É preciso quebrar qualquer tipo de preconceito”.
A comemoração da data em Anchieta foi determinada por um projeto de lei de autoria do prefeito, no tempo em que ainda legislava como vereador na Câmara Municipal.
Após a fala do prefeito, o público assistiu a palestra do padre Firmino Costa, que falou sobre a importância da diversidade cultural para o município de Anchieta.
Em seguida foi a vez do Dr. Raymundo Pires falar sobre a importância da religiosidade afro para a identidade cultural brasileira. O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, importante líder negro que lutou contra a escravidão no País.
Joca Vargas
Assessor de Comunicação - Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Anchieta - http://www.anchieta.es.gov.br
(28); 3536-3434
(28); 9964-2629
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta