Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Anchieta terá Centro Integrado da Federação das Indústrias
A ordem de serviço para a obra será dada nesta quinta-feira pela Findes
| Autor
[foto1]O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes);, Marcos Guerra, assina nesta quinta-feira (21);, às 8h30, a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em Anchieta. A solenidade contará com a presença do governador Renato Casagrande e do prefeito Marquinhos, entre outras autoridades. Acontecerá no local onde a nova unidade será instalada, à Rua Philadelfio Fernandes (antiga Estrada do Limão); s/nº, no entroncamento com a rodovia ES 146.
Com a nova unidade, a Findes estima oferecer 12 mil matrículas/ano em cursos profissionalizantes, educação continuada e básica. Com investimento total de R$ 12,4 milhões, o Centro Integrado ocupará quase cinco mil m² de uma área com 19.726 m². De acordo com a construtora Espaço Engenharia, empresa contratada para a obra, a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2014.
Marcos Guerra destaca como prioridade de sua gestão a educação e a interiorização da indústria em todo o Estado. “Dos investimentos anunciados pela Findes para o período que vai até 2015, 82,02% serão destinados à educação. Esse empreendimento inovador é a alternativa para interiorizar e diversificar a indústria na região de Anchieta. Estamos atendendo a uma demanda que irá oferecer oportunidades para muitos moradores e atrair indústrias para o local”, enfatizou.
Projeto sustentável
Partindo de um novo conceito, a construção será feita com base em 14 princípios de sustentabilidade e ecoeficiência, além de utilizar metodologia que permite a redução de custos na construção e manutenção da obra, com estrutura pré-fabricada em concreto.
De acordo com o vice-presidente da Findes, Constantino Dadalto, foi realizado também um estudo de mobilidade urbana pela equipe de Engenharia do Sistema Findes, de modo a garantir facilidade e economia de acesso.
“É um projeto inédito, que prevê com prioridade a melhoria das modalidades de acesso ao centro de ensino, quer seja pelo uso do transporte coletivo, veículo próprio, caminhada, motociclos ou bicicletas, com estacionamentos caracterizados por acessibilidade universal. O objetivo é a segurança de todos”, explica.
As normas de acessibilidade também foram seguidas em todo o projeto arquitetônico, com resultados visíveis nos espaços internos e externos: banheiros, acessos, salas de aula e estacionamentos. A iluminação utilizará lâmpadas de led e a cobertura das edificações terá telhas termoacústicas, além de um sistema de reaproveitamento de água e tratamento de esgoto.
Estrutura
A estrutura física comportará 15 salas de aulas, além de laboratórios de mecânica, soldas, informática, eletrônica e construção civil, entre outras atividades. A estimativa é de oferecer 12 mil matrículas/ano em cursos profissionalizantes, educação continuada e básica.
Monica da Silveira Seixas, coordenadora de Projetos do Sistema Findes, destaca que o Centro Integrado servirá como modelo para os futuros empreendimentos da rede. “Queremos alcançar um modelo de escola ideal e adotarmos este padrão em todo o Estado, já que o custo é menor e apresenta construção e manutenção sustentável”, argumenta.
Regional de Anchieta
O diretor da Findes em Anchieta e Região, Fernando Kunsch, comemora o início da construção do novo Centro Integrado Sesi-Senai-IEL no município. “Temos uma grande expectativa de todo o setor industrial e das populações de Anchieta, Guarapari, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha, cidades que compõem a Regional da Findes. Será mais um importante marco na interiorização da presença do Sistema Findes no Espírito Santo, levando mais oportunidades de aprendizado para jovens e adultos, proporcionando mão de obra qualificada para atender à demanda das empresas já instaladas e daquelas que poderão vir para essa região do Estado, em um espaço moderno e sustentável", disse ele.
Dos municípios que compõem a Regional, são considerados industriais Anchieta e Guarapari. Já os demais se caracterizam como agrourbanos, com atividades agroindustriais, de comércio e serviços. O parque industrial é composto pelos setores de construção civil, estrutura hoteleira, água mineral, petróleo e porto; o setor industrial atinge 13,3% das atividades empresariais desenvolvidas. A região abriga hoje 935 empresas, que empregam diretamente 10.935 trabalhadores, cujos sindicatos são associados à Findes. A população total estimada dos cinco municípios é de 177.737 habitantes, de acordo com dados de 2012.
Investimentos industriais
Dos investimentos industriais previstos para a região no período de 2012 a 2017, os municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma serão contemplados com a construção das ferrovias litorâneas sul, que integram a Vale. A implantação dos projetos industriais contempla os setores de siderurgia, mineração, energia e transportes. Além de criarem novos postos de trabalho, também contribuirão para uma maior dinamização da economia desta região.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da presidência do Sistema Findes:
Leonardo Nunes Tel.: (27); 3334 5926 / 9944 5215 / 9653 1704 lnunes@findes.org.br
Milan Salviato
Tel.: (27); 3334 5926 / 8817 4947 / 9999 3234
milansalviato@findes.org.br