Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta vai instalar 20 câmeras de videomonitoramento

O anúncio foi feito na sexta-feira, durante confraternização promovida pela Samarco

| Autor

[foto1][foto3][foto2][foto4][foto5]O prefeito de Anchieta, Marquinhos, e o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, anunciaram a intenção de instalar 20 câmeras de videomonitoramento no município. O anúncio foi feito na sexta-feira (22);, durante confraternização promovida pela Samarco e que reuniu profissionais e autoridades do setor de segurança pública do Estado.
 
“As câmeras vão trazer maior segurança para a população, porque estatisticamente elas coíbem a prática de crimes, além de ajudar no trabalho da polícia na identificação de criminosos”, ressaltou Marquinhos.
 
Ao destacar os investimentos na segurança pública do município, o prefeito mencionou a assinatura do convênio para a construção do Fórum, ocorrida, no Palácio Anchieta, além de destacar a construção do complexo judiciário que vai contar também com Departamento de Polícia Judiciária (DPJ);, Defensoria Pública e Ministério Público.
 
Marquinhos anunciou ainda a construção do Complexo Integrado de Segurança, na Praia de Castelhanos, onde vão trabalhar, de forma integrada, as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal. A unidade será inaugurada no dia 23 de dezembro.
Segundo o major Caus, 12 policiais vão fazer o patrulhamento com viaturas, quadriciclos e a pé. Ele acrescentou ainda que mais de 50 policiais militares vão atuar no município durante o verão.
 
O secretário André Garcia destacou os investimentos do Governo do Estado na segurança pública. “Foram R$ 100 milhões até agora. Vamos ceder câmeras para os municípios, inclusive para Anchieta. Compramos duas mil novas viaturas. Iremos formar 1100 policiais em dezembro, e outros 2.100 em 2014, o que vai ampliar significativamente o efetivo e novas unidades”.
 
O gerente geral de Comunicação e Desenvolvimento Sócio institucional da Samarco, Rodolpho Samorini Filho, disse que o encontro foi um momento de confraternização e de declarar a confiança da empresa nas instituições que fazem parte da segurança pública do Estado. E acrescentou: “A ordem social faz parte dos valores da empresa. Temos uma área de influência muito grande, estamos em 30 municípios. Onde a empresa está instalada nós procuramos apoiar ações que envolvem a segurança”.
 
O encontro contou com a palestra do PHD em Gestão de Produção e coordenador do Grupo de Pesquisa de Modelagem para Aprendizagem (GMAP);, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);, Luiz Henrique Rodrigues, que falou sobre o pensamento sistêmico aplicado à segurança pública.  
 
“Pensar sistemicamente é, antes de mais nada, competência de avaliar nossas decisões no tempo e no espaço. Isso é primordial para várias instâncias, a pessoal, a pública e a empresarial. Na questão de segurança é ainda mais primordial”, disse o especialista.
 
Em seguida acrescentou: “A linguagem sistêmica procura buscar laços reforçadores. A segurança promove uma ação que gera mais segurança, e cada ação vai alimentando o sistema. É como um efeito dominó. Temos que pensar de maneira integrada e inter-relacionada”.
 
 
 
Thiago Zanetti
Jornalista
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta - ES
(28); 3536 1785
(28); 99993 6503
tzanetti@gmail.com
http://www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es