Prefeitura Municipal de Anchieta

Coqueluche, doença infecciosa e de transmissão respiratória

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de transmissão respiratória, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios); e se caracteriza por tosse seca

| Autor

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de transmissão respiratória, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios); e se caracteriza por tosse seca.
 
A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto de pessoa doente, por meio de gotículas de secreção expelidas ao tossir, falar ou espirrar. É raro, mas a transmissão também pode ocorrer por objetos contaminados.
 
O agente causador da coqueluche é a bactéria bordetella pertussis, tendo o homem como principal reservatório. A principal medida de prevenção contra a coqueluche é a vacinação nas unidades básicas de saúde.
 
Mas outras medidas de prevenção podem também ser adotadas: controle da fonte de infecção, quimioprofilaxia e ações de educação em saúde.
 
É uma doença de notificação compulsória em todo território nacional e sua vigilância, principalmente na primavera e verão, quando sua incidência é maior, objetiva a detecção precoce de surtos e epidemias.
 
Em 2012 Anchieta notificou 10 casos e outros 15 em 2013, sendo quatro confirmados. Foi dada orientação a familiares quanto à necessidade de avaliação de cartões de vacina e encaminhamento de outros possíveis casos para atendimento médico.
 
Para saber mais:   portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1546‎
 
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
(28);9958-5141
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com