Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Conselheiros tutelares participam de capacitação
Objetivo da capacitação foi promover a atualização dos integrantes do Conselho Tutelar do município
| Autor
[foto4][foto2][foto1][foto3]“A Ética na Atuação do Conselheiro Tutelar” e “Os Direitos da Criança e do Adolescente”. Esses foram alguns dos temas abordados durante a primeira capacitação dos conselheiros tutelares de Anchieta, realizada nesta sexta-feira (6);, no auditório da Prefeitura Municipal de Anchieta.
Além dos cinco conselheiros atuantes do município, bem como os doissuplentes, participaram do evento o prefeito Marquinhos, a secretária de Assistência Social, Márcia Cypriano, a secretária dos Conselhos, Alzenir Dalbem, a gerente de Proteção Social de Média e Alta Complexidade, Flávia Soares, e o promotor de Justiça Robson Cavalini.
“A Prefeitura está sempre disponível para dar suporte, pois sabemos da importância do trabalho feito pelos conselheiros tutelares. Recentemente, por exemplo, foram feitas reformulações na lei do Conselho para reajustar o salário dos conselheiros. Além disso, estamos proporcionando melhorias nas condições de trabalho”, disse Marquinhos.
O objetivo da capacitação foi promover a atualização profissional dos integrantes do Conselho Tutelar para melhor atuarem em suas funções. A secretária Alzenir Dalbem enfatizou a importância da capacitação.
“Capacitar os conselheiros é uma preocupação do município, uma vez que proporciona novos conhecimentos. Crianças e adolescentes devem ser tratados com prioridade absoluta”, afirmou ela. O evento foi uma realização da Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Anchieta.
Palestras ministradas
“A Ética na Atuação do Conselho Tutelar” – Hudson Valentim (Assistente Social da Prefeitura de Cariacica e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cariacica);
“Gestão da Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único de Assistência Social e a Rede Socioassistencial” – Marilena Trancoso Pontes (Assistente Social e gestora do Sistema Único de Assistência Social da SEMAS/Anchieta);
“O Papel do Conselho Tutelar: Atendimento, Encaminhamento e Articulação” – Dulcineia Rosa Alencaster (Conselheira tutelar de Cariacica);
“Os Direitos da Criança e do Adolescente: Do Código de Menores ao Estatuto da Criança e do Adolescente” - Elisângela Maria Marchesi (Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Política Social);
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O exercício da função de conselheiro tutelar constitui serviço público relevante. Eles atuam protegendo integralmente crianças e adolescentes, por meio de aplicação de medidas aos pais ou responsáveis e, também, expedindo e recebendo encaminhamentos para órgãos que atuam no Sistema de Garantia de Direitos.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28); 3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com