Prefeitura Municipal de Anchieta

Secretaria capacita servidores para manejo clínico em dengue

Em caso de suspeito de dengue deve ser notificado a Vigilância Epidemiológica, e assim deverá notificar ao Programa de Controle da Dengue

| Autor

[foto2][foto1]A Secretaria de Saúde de Anchieta e a Vigilância epidemiológica em parceria com a Secretaria Estadual de saúde promoveu uma capacitação do manejo clínico da dengue para os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros); com o objetivo de orientar e normatizar o atendimento de todos os casos suspeitos da dengue baseada nas orientações e protocolos do Ministério da Saúde no ESF Centro II no dia 19 de dezembro. 
 
Na capacitação foram ministrados os procedimentos para o paciente com doença febril aguda com duração máxima de sete dias, acompanhada de dois dos seguintes sinais ou sintomas: cefaleia; dor retro-orbitária; mialgia; artralgia; prostração; exantema, associados ou não a presença de sangramento ou hemorragia, tendo estado nos últimos quinze dias em área de transmissão do Aedes Aegypt. Quando isto acontece estamos diante de um caso suspeito de dengue.
 
Segundo a Médica Teresa Cardoso, Infectologista, Sanitarista da secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo em Vigilância em Saúde da Dengue oferece uma orientação importante: “A principal orientação no caso suspeito de dengue no dia que passa a febre o paciente tem que observar os sinais de alarme, como dores abdominais; vômitos persistentes e desmaios quando fica em pé.
 
Estes sinais de alarme indicam que o paciente não está bem. Se identifica-lo, procure o pronto socorro mais próximo para hidratação na veia. A doença dura sete dias. O importante é hidratar bem e estar urinando frequentemente.”
 
Em caso de suspeito de dengue deve ser notificado a Vigilância Epidemiológica, e assim deverá notificar ao Programa de Controle da Dengue.  A Vigilância Epidemiológica do município após receber a notificação deverá realizar a investigação do caso.
 
Em todos os casos suspeitos a sorologia deve ser coletada pelo Laboratório Municipal a partir do sexto dia de doença. Todos os casos de óbitos por dengue devem ser investigados imediatamente após a notificação segundo protocolo de investigação específico do Ministério da Saúde.
 
Em caso de suspeita proceder a coleta de sangue para sorologia entre o sexto e o décimo dia após o início dos sintomas devendo ser coletado uma segunda amostra, caso a primeira seja negativa. Deverão ser coletados 2,5 ml de sangue em crianças e 10 ml em adulto.
O importante é não aguardar o diagnóstico sorológico da dengue para iniciar as medidas adequadas ao manejo.
 
O sucesso do tratamento do paciente com dengue está no reconhecimento precoce dos sinais de alarme. As formas graves da doença podem manifestar-se com disfunção de qualquer órgão ou sistema.
A dengue é uma doença dinâmica em que o paciente pode evoluir de uma fase para outra rapidamente. Todo paciente deve receber soro de reidratação de imediato em sua chegada à unidade de saúde.  
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com