Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Prefeito Marquinhos monitora áreas de risco junto com a Defesa Civil
Até o momento nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada no município de Anchieta.
| Autor
Nos últimos dias de chuvas fortes no Estado, o prefeito Marquinhos, junto com a Defesa Civil, têm monitorado as principais áreas de risco do município de Anchieta. Com as intervenções já realizadas pela Prefeitura, durante todo o ano de 2013, pontos que antigamente ficavam alagados, como a Praça de São Pedro, a Vila Olímpica e a Vila Samarco, entre outros locais, não alagam mais.
O Dique de Limeira, que foi reconstruído este ano, permaneceu intacto e evitou que o fluxo de água transbordasse e invadisse a comunidade. Também em Iriri, não houve alagamento, como ocorria no passado, uma vez que foi refeita e limpa a rede pluvial.
No Rio Velho, que corta a comunidade de Limeira, foram realizadas drenagem, limpeza e manutenção, bem como a abertura de outros canais de escoamento.
Outras intervenções importantes também já aconteceram durante o ano e evitaram transtornos nos períodos de chuvas, como no barranco de Jabaquara, onde foi concluída a primeira etapa de construção do muro de contenção, o que evitou deslizamentos e assoreamentos. Ainda no bairro foi realizada drenagem na rua atrás da quadra poliesportiva. Esse trabalho evitou o alagamento de casas na região.
Vale destacar que na Praça de São Pedro, localizada na sede de Anchieta, também foi executado um trabalho de limpeza e desobstrução de galerias e caixas coletoras.
Outros trabalhos preventivos também foram realizados, como a instalação de seis pluviômetros semi-automáticos e um automático em áreas de risco, com objetivo de acompanhar o quantitativo de chuva. O aparelho automático, que fornece dados diretamente para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CENADEN);, foi instalado na comunidade de Jabaquara.
“Apesar das chuvas, houve diminuição do volume de ocorrências junto a Defesa Civil, em comparação aos anos anteriores”, informou a Defesa Civil.