Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta lança projeto para dar qualidade de vida ao servidor

Prioridade de atendimento será para os que apresentarem o índice de massa corporal acima de 30

| Autor

[foto1][foto2][foto3][foto4]Os servidores municipais de Anchieta já podem contar com mais um benefício. Foi lançado na manhã desta sexta-feira (27); o Projeto de Emagrecimento e Reeducação Alimentar (PERA);. É uma iniciativa da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias (NASF); e Secretaria de Saúde. 
 
O objetivo do projeto é dar qualidade de vida aos servidores por meio de programas de reeducação alimentar e desenvolver ações de orientação nutricional relativas à saúde, incentivando uma nova prática alimentar, gerando qualidade de vida e prevenindo doenças como diabetes e hipertensão, entre outras. 
 
O PERA nasceu da necessidade constatada pela equipe multidisciplinar da Saúde Ocupacional do Servidor que, ao fazer várias intervenções em todos os setores da administração, constatou que muitos servidores apresentam pressão e glicose altas. 
O programa funciona com uma equipe multidisciplinar, encarregada de fazer aferições e trabalhar junto à Gerência de Esportes, que disponibiliza um profissional de educação física para acompanhamento e treinamento. Todos os servidores públicos municipais podem se inscrever. 
 
A prioridade de atendimento será para os que apresentarem o índice de massa corporal (IMC); acima de 30. Todos os inscritos terão acompanhamento durante seis meses com uma equipe composta por terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. As inscrições podem ser feitas a partir de janeiro, na Saúde Ocupacional do Servidor. 
 
A coordenadora da Saúde Ocupacional do Servidor, Angela Florentino, citou um trecho de uma obra de Cecília Meireles que fala sobre a indecisão: “Ou isto, ou aquilo.... Estamos sempre pensando naquilo que podemos e devemos comer. E a nossa meta com o PERA é justamente prestar orientação não apenas em como o servidor deve se alimentar, mas uma conscientização em como adquirir hábitos saudáveis”. 
 
Segundo ela, o Ministério da Saúde tem programas específicos para diabéticos e hipertensos, mas ainda não há uma iniciativa que contemple os obesos. “E é justamente dando importância ao fato de que a obesidade é o caminho para essas doenças que achamos de suma importância tratar a reeducação alimentar como prevenção. O resultado desse trabalho é a melhoria do  IMC e da qualidade de vida”, explica Ângela. 
 
O prefeito Marquinhos prestigiou o lançamento do programa e destacou a importância de investir na saúde do servidor municipal, uma vez que é necessário que a pessoa tenha qualidade de vida para desempenhar melhor suas funções. 
“O ser humano não é uma máquina. Devemos entender que melhorando a qualidade de vida melhora também o desempenho do servidor. A administração pública precisa de resultados e para isso é necessário que haja servidores bem assistidos e com qualidade de vida”, disse Marquinhos, que citou o programa Vale-Feira como exemplo de investimento na melhoria da alimentação. 
 
O prefeito também destacou o bom trabalho do NASF em parceria com a Saúde Ocupacional do Servidor e falou sobre a importância da reeducação alimentar: “O programa valoriza o servidor como um todo e não apenas quem está acima do peso. Quando a pessoa se alimenta melhor, ela se desenvolve melhor”.