Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Cata e comercialização de caranguejo proibidas até abril
É chegado o período do defeso, quando os animais ficam mais vulneráveis ao sair das tocas para acasalar.
| Autor
[foto1][foto2]Até o dia 23 de abril deste ano está proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização de caranguejos no município de Anchieta.
É chegado o período do defeso, quando os animais ficam mais vulneráveis ao sai das tocas para acasalar. A proibição está definida na Portaria Municipal nº 01, de 09 de janeiro de 2014. A primeira fase de defeso segue até o próximo sábado (25); e a segunda temporada da andada começa no dia 2 de fevereiro.
No total, são sete períodos em que fica proibida a cata e comercialização do animal no município. São eles: de 19 a 25 de janeiro, de 2 a 8 de fevereiro, de 16 a 22 de fevereiro, de 3 a 9 de março, de 18 a 24 de março, de 1 a 7 de abril e de 17 a 23 de abril.
“Esta ação é extremamente importante para garantir que o caranguejo consiga se reproduzir adequadamente e, também, para que haja a renovação do estoque desse crustáceo, permitindo que os catadores tenham um sustento digno”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dalbom.
A proteção a estes períodos é essencial como forma de preservar a reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna. Dessa forma, é mantido o equilíbrio ecológico dos manguezais e, também, o trabalho das comunidades que sobrevivem do caranguejo.
Essa ação é promovida pela Prefeitura de Anchieta, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, Pesca e Abastecimento. O trabalho está sendo realizado em parceira com o Governo do Estado, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Pública e do Governo Federal, através do Ibama.
Para garantir a proteção ao animal durante os períodos da andada a Prefeitura também realiza ações educativas, como a divulgação das datas de defeso para conscientizar a população. Já foram distribuídos cartazes informativos no mercado de peixes, na colônia dos pescadores, nas Secretarias da Prefeitura e no comércio, entre outros locais.
Denúncia
Os estabelecimentos e catadores flagrados comercializando caranguejos poderão sofrer diversas penalidades impostas pelo município. Além disso, os catadores que desrespeitarem a regra poderão perder benefícios concedidos pela Prefeitura, bem como a licença de pesca.
Os interessados em fazer denúncias podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anchieta pelo número (28); 3536-1867 ou pelo e-mail seman.anchieta@gmail.com. As pessoas também podem ligar para a Guarda Municipal, pelo (28); 3536-1445, que funciona 24 horas todos os dias.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com