Prefeitura Municipal de Anchieta

Programa Reflorestar beneficia produtores de Anchieta

Interessados em aderir ao programa podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta

| Autor

[foto1]Produtores rurais de Anchieta já podem contar com os benefícios do Programa Reflorestar, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama);, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema);.
 
O objetivo principal é garantir a disponibilidade de água e a conservação do solo e da biodiversidade, além de proporcionar aumento de renda das propriedades. O programa subsidia técnica e financeiramente a implementação de projetos nestas propriedades.
 
A principal ferramenta de estímulo é o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA);, que já vem sendo utilizada desde 2009. Os interessados em aderir ao programa podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta, que atua em parceria com o Governo do Estado, para receber orientações sobre a iniciativa e a forma de adesão ao programa.
 
Outra alternativa é o cadastro online, que começou a ser utilizado a partir de 4 de janeiro. Basta acessar o site www.meioambiente.es.gov.br e clicar no link Reflorestar. Ali o produtor rural encontra informações sobre o programa, como metas, linhas de ação e contratos já contemplados, além de poder fazer contato direto com a equipe.
 
Em 2013 as comunidades de Córrego da Prata e Alto Pongal, em Anchieta, receberam a visita de técnicos do Estado e do município, que passaram informações sobre o Programa.
 
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Anchieta, Marcelo Lopes Dalbom, o Programa oferece alternativas para a recuperação e adequação ambiental das propriedades, além de subsidiar a implantação de sistemas produtivos mais vantajosos economicamente para o produtor rural, sem perder de vista a sustentabilidade da propriedade.
 
Outros municípios capixabas já aderiram à iniciativa, como Linhares, Afonso Cláudio, Jerônimo Monteiro, Venda Nova do Imigrante, Itaguaçu, Rio Bananal, Sooretama, Mimoso do Sul, Boa Esperança, Pinheiros, Mucurici, São Gabriel da Palha e Ibiraçu. 
 
Modalidades de apoio
 
Floresta em pé: Pagamento para florestas conservadas e elegíveis para essa modalidade;
Regeneração natural: Aquisição de insumos necessários ao isolamento de áreas para recuperação natural e pagamento pelos serviços ambientais gerados;
Recuperação com plantio: Aquisição de insumos para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e pagamento pelos serviços ambientais;
Sistemas Agroflorestais: Aquisição de insumos para a implantação de sistemas que combinam espécies florestais com culturas agrícolas, como café, milho e mandioca;
Sistema Silvipastoris: Aquisição de insumos para a implantação de sistemas que combinam árvores com pastagens;
Floresta manejada: Aquisição de insumos para a implantação de culturas florestais para o manejo florestal (sem corte raso);.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com