Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Anchieta promove ações de combate à hanseníase
No decorrer das ações haverá distribuição de panfletos informativos e busca de casos da doença.
| Autor
[foto1]Neste domingo (26); foi comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Em virtude da data, a Secretaria de Saúde de Anchieta, por meio do Programa Saúde da Família (PSF 1);, promoverá a partir desta segunda-feira (27); ações que visam sensibilizar e conscientizar a população sobre a doença. As atividades seguem até o dia 31.
“É necessário sempre reforçar a importância do diagnóstico precoce e o encaminhamento rápido para o devido tratamento. Uma eficiente formade prevenção é informar à população sobre os principais sinais da doença, uma vez que quanto mais cedo for identificada mais fácil acontecerá a cura”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Deivis Guimarães.
No decorrer das ações a serem promovidas haverá distribuição de panfletos informativos e busca de casos através de triagens executadas por enfermeiras e consultas médicas caso seja necessário. A enfermeira responsável pelas ações, Kátia Lyra, informou que em 30 de janeiro será realizado o “Dia D”, com a disponibilização de maior número de vagas para atender as pessoas que apresentarem sintomas da doença.
O trabalho preventivo realizado por Estados e Municípios tem trazido resultados positivos para a população, uma vez que a taxa de prevalência da doença caiu no Brasil 65% nos últimos 10 anos, passando de 4,33 em 2002 para 1,51 por 10 mil habitantes em 2012.
Hanseníase
A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da Medicina. É causada pelo Bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, parasita que ataca a pele e nervos periféricos e que pode afetar outros órgãos, como o fígado, os testículos e os olhos.
A doença não é transmitida por meio de copos, pratos, talheres, assentos, apertos de mão, abraços, relações sexuais, doação de sangue etc. Assim que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença. A pessoa com hanseníase não precisa ser afastada do trabalho nem do convívio familiar.
Os sintomas da hanseníase incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos);.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com