[foto1][foto2][foto3][foto4]O prefeito Marquinhos, de Anchieta, participou na manhã desta quarta feira (29); da assinatura de convênios do Governo do Estado com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes);. O encontro aconteceu no Palácio Anchieta e foi liderado pelo governador Renato Casagrande.
O evento foi muito concorrido e contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, da coordenadora do Núcleo Social Rural da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag);, Célia Kiefer, do superintendente do Mepes, Idalgizo Moneque, e do deputado estadual Glauber Coelho, além de outras lideranças estaduais e municipais.
Os convênios se referem a abertura de 13 cursos gratuitos para qualificação social e profissional de 416 jovens residentes em áreas rurais capixabas, a implantação de 10 Unidades Demonstrativas de Produção Sustentáveis e capacitações para formação de Agentes Educativo das Escolas Famílias Agrícolas. Ao todo, o investimento é de R$ 758 mil. As capacitações dos cursos de Qualificação Social e Profissional serão realizadas na parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultutra e Pesca (Seag); e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes);, dentro do programa ‘Vida no Campo’, com o projeto ‘Valorização da Juventude Rural’.
“Viramos a página na história do Mepes no Espírito Santo, com parcerias que garantem o pleno funcionamento da instituição, para seguirmos apoiando a juventude rural dentro da nossa linha de atuação, levando oportunidades para quem vive no interior, de permanecer na sua Região, mas com qualidade de vida. Não somente nas sedes dos municípios, mas também nos distritos, em cada localidade, as pessoas precisam ter igualdade de possibilidades de crescimento pessoal, profissional, com infraestrutura de qualidade”, destacou o governador Renato Casagrande.
“Essa é mais uma ação prática do nosso ‘Vida no Campo’, que é o principal programa de apoio à agricultura familiar do Brasil. A juventude rural tem que ser valorizada. Nos últimos anos realizamos periodicamente investimentos em qualificação e infraestrutura para dar oportunidade ao jovem de decidir se quer permanecer ou não em sua região de origem. Iniciativas como essa proporcionam uma mudança para melhor na vida desses jovens e de suas famílias”, destacou o secretário Enio Bergoli.
O Mepes é uma Instituição Filantrópica, sediada no município de Anchieta, no Estado do Espírito Santo, a cerca de 82 quilómetros da capital de Vitória. Suas ações são desenvolvidas em três áreas: na saúde , com o objetivo de promover a ação sanitária, para isso mantém um hospital e maternidade em Anchieta/ES; na ação comunitária desenvolve um trabalho de apoio e assistência a projetos associativos, promovendo a formação de multiplicadores de ações comunitárias, financia projetos para ex-alunos das Escolas Famílias agrícolas, promove cursos para mulheres, agricultores e mantém quatro creches que atendem crianças de 0 a 6 anos no município de Anchieta, nas localidades onde existe maior concentração de mães trabalhadoras; e, na educação o MEPES é conhecido no Brasil todo por suas Escolas Famílias Agrícolas.
Em pronunciamento o prefeito Marquinhos destacou as importantes ações do Governo no sentido de fortalecer a agricultura no Estado, e disse que a administração municipal de Anchieta está alinhada com o Governo.
"Pensamos o desenvolvimento de Anchieta com olhos no futuro e, sendo assim, nossa economia não pode ficar refém de bens finitos, como petróleo e minério. Por isso estamos fortalecendo três importantes pilares da nossa economia: a pesca, o turismo e a agricultura. Fortalecemos a parceria com o Mepes e vamos fortalecer ainda mais, pois entendemos a importância sócioeconômica das ações desenvolvidas pela instituição".
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Fotos:Léo Junior
leonardo@seag.es.gov.br