Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Prefeito autoriza início das obras de Unidade de Saúde
A unidade funcionará no Centro de Anchieta.
| Autor
[foto6][foto7][foto5][foto4][foto9][foto8][foto1][foto2][foto3]O prefeito de Anchieta, Marquinhos, autorizou nesta sexta-feira (31); o início das obras de construção do novo prédio da Estratégia Saúde da Família 1 (ESF);. A unidade funcionará na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Anchieta.
A unidade será construída em um terreno de 1.200 m² e contará com dois pavimentos. "Esta obra é um marco muito importante para a população de Anchieta, pois dará mobilidade tanto em logística quanto em atendimento. A ESF 1 não atende mais à demanda, que chega a cinco mil usuários cadastrados", disse o prefeito.
Ainda segundo Marquinhos, a saúde de Anchieta está sendo reconstruída da base: “Não se faz saúde com jeitinho. Nós fazemos saúde com qualidade, seriedade, foco e comprometimento”.
No sistema de cadastro da ESF 1 constam cerca de cinco mil pessoas que residem na área de abrangência da Unidade, como o Centro da cidade e as comunidades de Coqueiros, Novo Horizonte e Arerá.
Projeto
O projeto da Unidade está em conformidade com os parâmetros básicos de infraestrutura para unidades básicas de Saúde estabelecidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC); nº 50, com o Sistema de Apoio a Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SOMASUS);, do Ministério da Saúde, e com a norma brasileira de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Está prevista no projeto a utilização de sistemas de condicionamento ambiental e de iluminação artificial e de tecnologias que contribuem para eficiência energética, como orientação solar. Ela será utilizada de forma a proporcionar a ação dos ventos controlada, gerando conforto térmico. A Unidade terá também um jardim interno.
Com o objetivo de reduzir o consumo de água, a edificação terá um sistema de aproveitamento de águas das chuvas para serem utilizadas na horta e jardim, por exemplo.
O projeto prevê a utilização de torneiras de pressão antivandalismo, que limitam o consumo de água, e a instalação de luzes de LED, o que contribui para sustentabilidade ambiental, uma vez que estas lâmpadas têm um ciclo de vida maior e economizam energia em 70% em comparação com as tradicionais.
A Unidade de Saúde também contará com um espaço adequado para implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com coleta seletiva.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com