Prefeitura Municipal de Anchieta

Prefeito dá posse aos membros do Conselho de Agricultura

Marquinhos enfatizou a necessidade de aumentar os investimentos na agricultura do município

| Autor

[foto2][foto4][foto5][foto3][foto6]O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro Sustentável de Anchieta (COMDERS); foi empossado pelo prefeito Marquinhos na tarde desta quarta-feira (12); em cerimônia realizada no pátio da Prefeitura, local onde é realizada a Feira da Agricultura Familiar. Em discurso, Marquinhos enfatizou a necessidade de aumentar os investimentos na Agricultura do município.
 
“Em 2013 investimos R$ 480 mil na produção de feijão que foi destinado para a merenda escolar e nossa projeção para 2014 é o dobro desse valor. Trouxemos também o Vale Feira, que aqueceu o comércio rural e melhorou a renda dos produtores. Pela lei, devemos comprar no mínimo 30% da produção, mas nossa meta é comprar acima desse percentual”, disse o prefeito.
 
Marquinhos falou também sobre a criação da Secretaria de Pesca, que foi desmembrada da pasta da Agricultura. De acordo com o prefeito, é necessário dar garantias ao produtor rural e a criação da nova Secretaria é fundamental para dinamizar os projetos imprescindíveis ao setor pesqueiro de Anchieta.
 
“A pesca, a agricultura e o turismo são os pilares da economia anchietense e precisamos dar mais mobilidade e dinamismo a esses setores. Para isso precisamos ficar mais próximos dos produtores. O Conselho vai fortalecer essa parceria”, discursou.
 
O secretário de Agricultura, Waldemar Belém, que preside o Conselho, falou sobre a função do órgão: “É necessário prestar serviço com qualidade. Só assim levaremos desenvolvimento para o campo e para a pesca”, afirmou.
 
O Conselho tem caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas municipais que visam ao desenvolvimento rural e pesqueiro sustentável, por meio de deliberação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, dos programas estaduais e federais relacionados à reforma agrária, à agricultura familiar e à pesca, com funcionamento permanente.
 
Entre o conjunto de atribuições do Conselho destacam-se formular e sugerir políticas públicas e diretrizes aos poderes Executivos e Legislativo; identificar e quantificar as necessidades de crédito rural e pesqueiro para financiar projetos da agricultura familiar e pesca; e propor ações que contribuam para o aumento da produção agropecuária e para a geração de ocupações produtivas e renda no setor.
 
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro Sustentável de Anchieta é integrado pelo presidente e 20 membros titulares, sendo 10 representantes governamentais e 10 da sociedade civil, e 20 suplentes.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com