Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Andada do caranguejo: quarto período segue até domingo
Captura, transporte, beneficiamento, armazenamento e venda estão proibidos no período
| Autor
[foto1][foto2][foto3]O quarto período da andada do caranguejo, que começou na última segunda-feira (03);, prossegue até domingo (09);. Nessa fase, a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização estão proibidos. É o que está definido na Portaria Municipal nº 01, de 09 de janeiro de 2014.
“Toda a população deve respeitar essa fase a fim de preservar a espécie e garantir a renda daqueles que vivem da cata do crustáceo”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Anchieta, Marcelo Dalbom.
Para proteger a espécie, agentes da Secretaria, Guardas Ambiental e Municipal, Policia Militar Ambiental e Ibama fiscalizam constantemente os manguezais do município, por terra, rio e mar.
De acordo com o agente de Defesa Ambiental Fabiano Lopes, a fiscalização será mantida de forma reforçada durante todos os períodos da andada. “Trabalhamos em parceria para que os resultados sejam ainda melhores. As pessoas também podem contribuir denunciando a cata pelo 153”, explicou.
Além da fiscalização, a Prefeitura realiza ações educativas, como divulgação das datas de defeso no sentido de conscientizar a população. Foram distribuídos, desde o primeiro período da andada, cartazes informativos no mercado de peixes, na colônia dos pescadores e no comércio em geral, entre outros locais.
Essa ação é promovida pela Prefeitura de Anchieta, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Pesca. O trabalho está sendo realizado em parceira com o Governo do Estado, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Pública, e do Governo Federal, através do Ibama.
Períodos de defeso
Durante a semana de lua cheia dos quatro primeiros meses do ano acontecem os períodos de proteção dos caranguejos, também conhecidos como períodos do “defeso”. No total, são sete períodos em que fica proibida a cata e comercialização no município: de 19 a 25 de janeiro, de 2 a 8 de fevereiro, de 16 a 22 de fevereiro, de 3 a 9 de março, de 18 a 24 de março, de 1 a 7 de abril e de 17 a 23 de abril.
A proteção nestes períodos é essencial como forma de garantir a reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna. Dessa forma, é mantido o equilíbrio ecológico dos manguezais e, também, o trabalho das comunidades que sobrevivem do caranguejo.
Denúncias
Os estabelecimentos e catadores flagrados comercializando caranguejo poderão sofrer diversas penalidades. Além disso, os catadores que desrespeitarem a regra poderão perder benefícios concedidos pela Prefeitura, bem como a licença para trabalhar.
Denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (28); 3536-1867 ou pelo e-mail seman.anchieta@gmail.com. As pessoas também podem ligar para a Guarda Municipal, pelo telefone (28); 3536-1445, além do 153, que funciona 24horas todos os dias.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com